Não é uma batata: informação sobre GIF da Terra “deformada” está incorreta

03/10/2015 às 07:051 min de leitura

O Design Times, perfil no Twitter que conta com mais de 56 mil seguidores, publicou há alguns dias um GIF que supostamente mostra o verdadeiro formato da Terra caso os oceanos sumissem completamente. Rapidamente a imagem do planeta parecendo uma batata colorida foi curtida e retweetada milhares de vezes, mas alguns seguidores mais atentos perceberam que a informação estava completamente equivocada.

O modelo tridimensional publicado na verdade se trata de um geoide, uma representação hipotética da superfície da Terra em que se descartam todos os elementos que ajudam a moldá-la, com exceção da gravidade. Os picos em vermelho e amarelo e os vales em azul que aparecem no vídeo que você confere abaixo – o mesmo que serviu de base para o GIF – representam os locais onde a ação da gravidade exerce maior ou menor influência.

A explicação para isso é bastante simples: nosso planeta possui uma estrutura conhecida como manto, que é uma camada de matéria sólida diretamente abaixo da superfície. Esse manto é composto por diferentes materiais, que por sua vez possuem densidades variadas. Essas variações fazem com que os locais onde o manto é mais denso exerçam uma força gravitacional maior do que nos locais onde ele é menos denso.

As áreas da Terra foram então “mapeadas” no geoide, para que cientistas pudessem visualizar melhor onde a gravidade exerce maior (azul) ou menor efeito (vermelho/amarelo). Outro motivo que prova o engano da publicação no Twitter – que já foi apagada, seguida por uma retratação do autor – é que o modelo 3D acima teve as suas medidas acentuadas para facilitar o entendimento. Assim, montanhas e depressões estão sendo representadas 7 mil vezes mais altas ou mais baixas do que o normal.

O que você acha que haveria diferença no nosso cotidiano se a Terra tivesse um formato tão irregular quanto o de uma batata? Comente no Fórum do Mega Curioso

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: