9 ilhas que surgiram recentemente no mundo

11/07/2016 às 11:223 min de leitura

1. Hunga Tonga

Ao sul de Tonga, o vulcão submarino Hunga Tonga-Hunga Ha’apai entrou em erupção no final de 2014 – pela segunda vez em menos de 5 anos. O que começou com uma nuvem de fumaça saindo do oceano Pacífico logo se transformou em uma ilha rochosa com quase 2 quilômetros de comprimento e 90 metros de altura. Cerca de um mês depois do início da erupção, a ilha acabou se juntando a outra da região. Com 2 meses, ainda permanecia aquecida e já atraía aves, que começaram a fazer seus ninhos.

Ilha já começa a atrair animais

2. Sholan e Jadid

O arquipélago Zubair fica no Mar Vermelho e pertence oficialmente ao Iêmen. Em 2011, a pequena ilha Sholan apareceu depois de 25 dias de erupção vulcânica submarina. Já em 2013, foi a vez de Jadid surgir no mapa, depois de 54 dias de erupção. As duas já diminuíram um pouco de tamanho, devido à erosão causada pelas ondas e pelo vento.

Arquipélago Zubair com as duas ilhas mais recentes em sua formação

3. Nishino-shima

Uma erupção, em novembro de 2013, criou a pequena ilha de Niijima, que fica a 1 mil quilômetros ao sul de Tóquio, no Japão. Até o final desse ano, ela acabou se fundindo à ilha Nishino-shima, que teve origem com a erupção do mesmo vulcão em 1970. Essa ilha original acabou triplicando de tamanho; a expansão da lava foi registrada até outubro de 2015.

Ilha Niijima se fundiu à sua "irmã" mais velha e passou a fazer parte dela

4. Zalzala Koh

Em setembro de 2013, a província de Baluchistan, no Paquistão, sofreu um terremoto de 7,7 graus na escala Richter que deixou um rastro de destruição e mortes. Porém, uma pequena ilha de lama surgiu perto da cidade portuária de Gwadar, causada pela emissão de gás metano que empurrou para cima parte do fundo rochoso e lamacento do mar. Chamada localmente de Zalzala Koh, ou “Montanha do Terremoto”, a ilha deve desaparecer em breve, principalmente depois do esfriamento do gás que a originou.

Ilha deve desaparecer dentro de poucos anos

5. Home Reef

A Home Reef é uma ilha temporária: ao longo dos últimos anos, ela surgiu e desapareceu inúmeras vezes. Ela é causada por erupções vulcânicas perto de Tonga e emergiu pela última vez em 2006, tendo sumido completamente cerca de 2 anos depois. A mais recente erupção, em 2015, poderia ter dado uma nova vida à Home Reef, mas não foi dessa vez.

Ilha temporária de Home Reef está "sumida" desde 2008

6. Norderoogsand

Um banco de areia começou a despontar no Mar do Norte, na costa alemã, em 2003. Uma década depois, ele já ocupava o espaço de 30 acres, abrigando mais de 50 espécies diferentes de plantas e pássaros. A parte curiosa é que esse tipo de ilha, surgido de bancos de areia, costuma sumir depois de tempestades mais severas – algo que ainda não aconteceu com a Norderoogsand.

Grande tempestade pode varrer o banco de areia que forma a ilha

7. Tugtuligssup Sarqardlerssuua

A geleira Steenstrup, na Groenlândia, recuou cerca de 10 quilômetros nos últimos 60 anos devido às mudanças climáticas. Isso revelou ilhas que estavam escondidas na camada de gelo, entre elas a Tugtuligssup Sarqardlerssuua, que estava servindo como uma espécie de âncora para a geleira. Agora, sem esse calço, a geleira pode recuar ainda mais rapidamente, revelando outras possíveis ilhas que devem estar escondidas na Groenlândia.

Fotos de satélite mostram que a ilha, que está sob o risco nas imagens, se "desprendeu" da geleira

8. Kavachi

Kavachi é um dos vulcões submarinos mais ativos do oceano Pacífico e deu origem à ilha de mesmo nome pelo menos nove vezes desde 1939. A última ilha conhecida emergiu em 2002, mas foi erodida por ondas em menos de um ano. Desde então, as erupções de 2004, 2007 e 2014 não foram capazes de recriá-la, porém isso é uma questão de tempo. Os restos das antigas ilhas servem como lar para inúmeras espécies, inclusive de tubarões e arraias, que enfrentam as águas quentes e ácidas em torno do vulcão.

A Kavachi é mais um exemplo de ilha temporária e leva o mesmo nome do vulcão que a origina

9. Roomba

O lago Pinto, na Califórnia (EUA), viu um estranho fenômeno depois das tempestades causadas pelo El Niño, no começo de 2016: um pedaço de meio acre de área úmida coberta de árvores se desprendeu de um dos lados do lago e ficou “boiando” em suas águas. Pessoas da região apelidaram a ilha flutuante de Roomba, que se acomodou em um banco de terra e deve permanecer por lá ou até mesmo se desintegrar, caso não consiga criar raízes.

Ilha flutuante atrai turistas ao lago Pinto

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: