Chocante: vídeo ilustra a quantidade de mortos durante a Segunda Guerra

11/06/2015 às 10:152 min de leitura

Não é fácil entender a complexidade e a tragédia da Segunda Guerra Mundial, muito menos compreender como 70 milhões de vidas foram perdidas entre os civis e militares da Ásia e da Europa, entre 1939 e 1945.

Pensando nisso, o pesquisador Neil Halloran criou o projeto “The Fallen of World War II”. Nele, é possível conferir uma apresentação interativa e um vídeo de 18 minutos que narra em detalhes o custo humano da guerra. A intenção é mostrar graficamente os efeitos colaterais do evento e aproximar o expectador do ocorrido.

O vídeo abaixo é dividido em três seções. A primeira se refere às fatalidades dos soldados por nação, enquanto a segunda leva em conta também as baixas civis – incluindo as do holocausto. A última parte mostra em perspectiva a Segunda Guerra Mundial em comparação aos conflitos anteriores e os seguintes. Segundo Halloran, mais pessoas morreram durante ela do que em qualquer outra na história.

Os números da guerra

Só na Batalha de Stalingrado pereceram meio milhão de soldados alemães e 100 mil foram feitos prisioneiros. Todavia, a vitória da União Soviética saiu bem caro, visto que o país perdeu duas vezes mais militares em comparação aos nazistas.

No total, cerca de 8,7 milhões de soldados soviéticos morreram durante a Segunda Guerra Mundial. Todavia, Halloran destaca que algumas estimativas indicam que o valor real tenha sido de 14 milhões. De qualquer maneira, é possível ver a discrepância entre os números ao visualizar o gráfico em relação aos outros países.

Na imagem acima, as perdas da USSR são representadas em vermelho, as dos nazistas em amarelo, as dos americanos em branco, as do Reino Unido em Azul e as da Iugoslávia em roxo. Para exemplificar a quantia exacerbada de casualidades entre os civis e os soldados, o vídeo também mostra uma comparação com os outros embates históricos, entre eles a Primeira Guerra Mundial e os conflitos civis.

No site interativo, é possível navegar entre os gráficos, pausar e explorar as taxas. Além disso, dá para fazer doações para apoiar os projetos desenvolvidos por Neil Halloran.

Últimas novidades em Educação

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: