10 fatos assombrosos que você talvez desconheça sobre Auschwitz

15/11/2017 às 03:002 min de leitura

Auschwitz, localizado em Oswiecim, na Polônia, entrou em atividade em 1940 e se tornou um dos mais notórios campos de concentração e extermínio comandados pelos nazistas. O complexo era formado por 48 campos no total — dos quais os maiores eram Auschwitz I, Auschwitz II-Birkenau e Auschwitz III-Monowitz —, e hoje ele é conhecido como o maior local de assassinatos em massa da história da humanidade.

Em meados de janeiro de 1945, soldados soviéticos invadiram o complexo — apenas dias depois de os nazistas terem evacuado o local — e se depararam com um cenário aterrador. Ainda havia cerca de 7 mil prisioneiros vivos em Auschwitz, e as tropas também encontraram vestígios estarrecedores das atrocidades que foram cometidas ali. A seguir você poderá conferir 10 fatos assombrosos que você talvez desconheça sobre Auschwitz:

1 – Mais pessoas morreram em Auschwitz do que a soma das perdas britânicas e norte-americanas na Segunda Guerra Mundial.

2 – Durante os 4,5 anos de sua existência, estima-se que, das 1,3 milhão de pessoas enviadas ao campo de concentração, 1,1 milhão pereceram. E, dessas, 1 milhão foram homens, mulheres e crianças judias.

3 – Muitos dos experimentos científicos que Joseph Mengele realizou em Auschwitz envolviam estudos com gêmeos, e, se um dos irmãos morria, o médico nazista imediatamente matava o outro para poder conduzir necropsias comparativas.

4 – O boxeador judeu Salamo Arouch, que era prisioneiro em Auschwitz, foi obrigado a lutar com outros prisioneiros para sobreviver. Ele participou de mais de 200 combates ao longo de 2 anos, e os perdedores eram enviados às câmaras de gás ou executados a tiros. Salamo morreu aos 86 anos em Israel em 2009.

Salamo Arouch

5 – Um guarda da Schutzstaffel — a SS — se apaixonou por uma prisioneira judia em Auschwitz e salvou sua vida inúmeras vezes enquanto ela esteve no campo de concentração. A mulher, por sua vez, testificou a favor do soldado nazista quando ele foi julgado por seus crimes depois que a guerra acabou.

6 – Durante o Holocausto, para salvar a própria família, uma mulher judia chamada Stella Kübler-Isaacksohn expôs mais de 3 mil judeus escondidos que tentavam escapar da Gestapo. Mesmo depois de os nazistas enviarem seus pais e marido a Auschwitz em 1943, ela continuou atuando como informante até 1945.

7 – O soldado polonês Witold Pilecki se voluntariou para ser enviado a Auschwitz como prisioneiro para reunir informações, escapar e, então, fazer o mundo inteiro saber sobre o Holocausto e as atrocidades cometidas no campo de concentração.

Witold Pilecki

8 – Durante o Holocausto, cerca de 60 milhões de Reichmarks — ou o que hoje seria equivalente a mais de R$ 700 milhões — foram gerados em Auschwitz graças ao trabalho escravo. 

9 – Havia cerca de 170 mulheres nazistas trabalhando no campo de concentração, e a mais diabólica delas foi Irma Grese. Conhecida entre os prisioneiros como “A Cadela de Belsen”, Irma desfilava por Auschwitz usando botas pesadas, chicote e pistola. Quando foi presa pelos soldados aliados, ela tinha em seus aposentos abajures feitos com pele humana. A nazista foi condenada à forca aos 20 anos de idade por seus crimes.

10 – Dos cerca de 7 mil nazistas que trabalharam em Auschwitz durante a Segunda Guerra Mundial, apenas 750 foram punidos por seus crimes.

*Publicado em 24/08/2015

Últimas novidades em Educação

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: