CrossFit da Idade Média: 10 exercícios que mantinham os cavaleiros em forma

06/03/2017 às 11:012 min de leitura

Hoje em dia, as academias oferecem uma ampla gama de exercícios para você emagrecer e entrar em forma. O CrossFit é uma dessas modalidades, que mistura um treinamento de força e condicionamento físico com movimentos funcionais, baseados no dia a dia. Porém, há mais de 600 anos isso já era praticado, mas com provas diferentes das atuais.

Jean Le Maingre nasceu na França em 1966 e participou de inúmeras Cruzadas. Aos 24 anos, ele desafiou outros cavaleiros em uma competição que exigia força e preparo físico descomunal – algo que Maingre tinha de sobra. As provas incluíam apenas um combate, focando principalmente no condicionamento dos cavaleiros.

Durante 30 dias, Boucacicaut, como ele era conhecido, duelou em diversas competições. Nenhum cavaleiro foi capaz de derrotá-lo e, com isso, ele acabou se tornando general do exército francês. O mais interessante de tudo é que os exercícios eram feitos com todo o equipamento de um cavaleiro, o que incluía armadura e espada. Confira algumas das modalidades:

1. Subida de parede

Consistia em escalar duas paredes usando apenas a força das mãos e dos pés.

2. Subida em cavalo

Ao encontrar o animal, o cavaleiro tinha que colocar uma das mãos em suas costas (ou na sela) e a outra ao redor de seu pescoço para subir o mais rápido possível.

3. Subida a dois em cavalo

Semelhante ao exercício anterior, mas neste caso um dos cavaleiros já estaria montado no animal e puxaria o companheiro pela manga ou por uma das mãos.

4. Saltos mortais

Consistia em dar o maior número de saltos mortais possíveis e em sequência. Neste caso, era possível retirar o capacete antes da prova.

5. Arremesso de martelo

Prova semelhante existe no atletismo olímpico e consiste no arremesso de uma pesada marreta.

6. Arremesso de pedra

Basicamente, era só escolher uma grande pedra e jogá-la. Em campos de batalha, podia ser muito útil.

7. Prática de perfuração

Este era um exercício para fortalecer as mãos e consistia em dar socos no chão, na parede ou em qualquer outra superfície dura.

8. Escalada com escada

Com uma grande escada apoiada em uma árvore, o cavaleiro tinha que subir, apenas com a força das mãos, o lado inferior. Para dar um plus no exercício, o cavaleiro poderia retirar a pesada malha no topo do exercício – claro que apenas com uma das mãos.

9. Dança

Sim! Esta prova era apenas uma competição de dança. Só que isso não era nada fácil quando o cavaleiro estava inteiramente equipado com sua armadura.

10. Corrida divertida

Enquanto vestia a armadura e carregava as armas, o cavaleiro tinha que correr e acenar para seus amigos. Haja coordenação!

Imagem

Últimas novidades em Educação

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: