Conheça a história da aposta mais insana do século 19

23/03/2017 às 12:072 min de leitura

No século 19, mais especificamente no ano de 1809, Theodore Hook resolveu propor uma aposta com um de seus amigos, o arquiteto e escritor Samuel Beazley. Sabe qual foi a brincadeira? Fazer com que uma casa qualquer em Londres, no prazo de uma semana, se tornasse o lugar mais falado da cidade.

Para a infelicidade da Sra. Tottenham, sua casa, localizada no número 54 da rua Berners, foi a escolhida. Até hoje não se sabe exatamente o que levou Hook a optar pela residência da viúva, mas, definitivamente, a escolha foi perfeita.

Caos completo

No dia 27 de novembro, Hook e Beazley se posicionaram na casa da frente para observar o plano mirabolante virar realidade e, por volta das 5 da manhã, a diversão começou. Primeiro, um faxineiro chegou para limpar a chaminé da residência da Sra. Tottenham — sem ter sido solicitado pela viúva, claro!

Não parava de chegar gente!

Dentro de alguns minutos, outros 12 faxineiros apareceram também e, como se não bastasse, em seguida, diversas carroças tentavam entregar enormes pedidos de carvão e batatas para a pobre senhora. Parece demais? Pois, pouco tempo depois, confeiteiros com enormes bolos de casamento, chefs de cozinha com 2,5 mil tortas de framboesa, cervejeiros, fabricantes de sofás e perucas bateram à porta da mulher para entregar seus produtos.

É claro que o caos já estava formado, mas o plano de Hook parecia não ter limite! Além dessas coisas todas, uma dúzia de pianos e até mesmo um caixão foram levados ao número 54 da rua Berners. Sem falar nos vários médicos, advogados, jardineiros, dentistas, comerciantes, sacerdotes, no líder do Banco da Inglaterra, no prefeito de Londres, no Arcebispo de Canterbury, no Juiz da cidade e nos diversos ministros que apareceram na casa da mulher — após receber cartas, teoricamente assinadas pela Sra. Tottenham, solicitando sua presença.

Foi um caos completo

Durante todo o dia, incontáveis prestadores de serviços e figuras importantes da Inglaterra tomaram a rua Berners. Em meados do dia, aquela área de Londres já estava tão lotada, que os quarteirões em volta da residência da Sra. Tottenham foram tomados por entregadores e curiosos. A aposta realmente deu certo, e a casa da pobre viúva virou assunto em toda a Londres do século 19. Mas como será que Theodore Hook conseguiu atrair tanta gente?

Aposta infame

O trabalho não foi pouco! Hook enviou cerca de 4 mil cartas para comerciantes e prestadores de serviços, encomendando itens dos mais diversos setores. Além disso, o espirituoso autor da brincadeira escreveu histórias mirabolantes para indivíduos notáveis, como o prefeito e o juiz de Londres, para atraí-los à casa da Sra. Tottenham naquele dia.

Theodore Hook, o brincalhão infame

Após a descoberta de que, na verdade, todo o caos tinha um culpado, oficiais foram chamados para colocar ordem nas ruas. Além da multidão de observadores, havia um grande tumulto de centenas de comerciantes furiosos querendo receber o valor pelos seus serviços. 

Pense na confusão!

O caos só chegou ao fim no final da noite, momento oportuno para Hook e Beazley voltarem para as suas casas. E sabe o pior? Pelo sucesso da aposta, Hook recebeu um guinéu — primeira moeda de ouro britânica produzida por máquinas — de Beazley.

*Este texto foi escrito por Andressa Neves via N-Experts.

***

Você sabia que o Mega Curioso também está no Instagram? Clique aqui para nos seguir e ficar por dentro de curiosidades exclusivas!

Últimas novidades em Educação

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: