Relembre 3 dos piores momentos da História da humanidade

03/04/2013 às 03:432 min de leitura

O site List Verse listou os momentos mais terríveis da História. Não que isso seja uma coisa boa de ser feita, mas serve sempre como fonte de conhecimento. Confira aqui alguns desses momentos e saiba como eles marcaram toda a humanidade.

3. Gripe espanhola

Fonte da imagem: Reprodução/BrasilEscola

Além de todo o caos que a Europa vivia em decorrência da Primeira Guerra Mundial, em 1918 muitos soldados e civis começaram a sofrer com os sintomas do vírus influenza. Os maiores problemas de contrair gripe naquela época eram a pouca informação sobre o assunto, a insuficiência dos tratamentos e as doenças que já atingiam a população de então, como o tifo e a febre quintana.

Pessoas gripadas começaram a morrer em consequência das dores de cabeça, da febre e da falta de ar. A doença começava como uma gripe comum, mas evoluía para uma pneumonia em questão de pouco tempo, matando suas vítimas rapidamente.

A Gripe Espanhola, que ficou assim conhecida devido ao grande número de vítimas naquele país, ocorreu em dois momentos, sendo que no primeiro, em fevereiro, apresentava-se como uma doença branda responsável por febre e mal-estar passageiros.

Em sua segunda fase, a gripe tomou conta de outras partes do mundo, tornando-se mortal. Nesse período, estima-se que entre 20 e 40 milhões de pessoas tenham morrido ao redor do mundo.

2. Primeira Guerra Mundial

Fonte da imagem: Reprodução/ListVerse

Tudo começou com uma disputa entre o império austro-húngaro e a Sérvia, mas os conflitos se estenderam às potências europeias e, finalmente, ao mundo inteiro. O grande marco do início da Primeira Guerra Mundial foi o assassinato de Francisco Ferdinando, arquiduque em Sarajevo, em 1914.

A Alemanha liderava o grupo conhecido como Tríplice Aliança, que confrontava a Tríplice Entente, liderada pela França e vencedora da guerra, em 1918. O saldo do conflito foi a morte de mais de 8 milhões de soldados e 6,5 milhões de civis.

1. Segunda Guerra Mundial

Fonte da imagem: Reprodução/MistériosdoMundo

Existe um grande nome que jamais será esquecido quando o assunto é a Segunda Guerra: Adolf Hitler, o nazista mais conhecido do mundo. De prisioneiro a líder nacional, Hitler conseguiu corromper a mente de um país inteiro, de modo que todos declararam seu ódio aos judeus.

A fome por poder não era fator exclusivo de Hitler, mas também de outros líderes sanguinários como Benito Mussolini, no comando da Itália. Somada a essa sede de domínio, havia também a crise financeira pela qual os dois países estavam passando. A criação de indústrias bélicas nessas nações amenizou os problemas financeiros e instituiu a vontade de fazer guerra. Enquanto isso, o Japão também tinha pretensão de expandir seu território.

Com a união dos três países, a guerra teve início em 1939, com a formação de dois grupos: os Aliados, comandados pelo Reino Unido, URSS, França e EUA; e o Eixo, com os três já citados Alemanha, Itália e Japão.

Os conflitos terminaram apenas em 1945, com a derrota da Alemanha e da Itália e com a queda das bombas atômicas em Hiroshima e Nagasaki, no Japão. Essa batalha custou a vida de quase 60 milhões de pessoas.

Imagem

Últimas novidades em Educação

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: