Você conhece a origem dos nomes dos continentes?

11/05/2013 às 04:273 min de leitura

No começo dos tempos, de acordo com a teoria da deriva continental, a Terra exibia um único grande continente, comumente conhecido como Pangeia. A divisão dessas terras e seu posterior afastamento foram causados pela movimentação do assoalho da crosta terrestre, bem como atividade vulcânica, terremotos e maremotos.

Portanto, ainda de acordo com a mesma teoria, a distância entre os continentes ainda aumenta um pouquinho mais ano a ano. Mas, deixando de lado toda essa teoria, você alguma vez já se perguntou de onde vêm os nomes de cada um dos continentes? Pois, se a resposta for afirmativa, vale a pena continuar a leitura para descobrir nos tópicos abaixo:

África

Fonte da imagem: Reprodução/ShutterstockComo não poderia ser diferente, existem inúmeras teorias para a denominação do continente africano. Depois que os romanos derrotaram Cártago (atualmente a Tunísia) durantes a terceira Guerra Púnica, eles batizaram seu novo território de África. A explicação mais aceita (e popular) é que essa palavra foi originada em uma tribo nativa que residia naquele local, os Afri. Assim, “Africa” seria o feminino de “Africus”, literalmente significando “Terra dos Afri”.

Uma teoria alternativa a essa é que o nome foi atribuído pelos fenícios, proveniente da palavra “afar” — que quer dizer “poeira”. Se for adicionado o sufixo “–ica”, que comumente é usado para denotar “terra”, teríamos uma denominação referente ao continente com o enorme deserto que significa “Terra de Poeira”. No entanto, essa segunda não é muito aceita.

Antártica

A palavra Antártica deriva do grego “antarktike”, que literalmente significa “oposto ao norte”. O continente, é claro, abriga os pontos mais extremos ao sul de nosso planeta e acredita-se que o cartógrafo escocês John George Bartholomew foi a primeira pessoa a utilizar tal termo para se referir ao continente gelado.

Vale lembrar que esse nome também já havia historicamente sido sado uma vez antes disso. Em meados de 1500, os franceses que desembarcaram no litoral fluminense (Brasil), resolveram chamar a sua nova colônia de França Antártica (“France Antartique”).

Ásia

Fonte da imagem: Reprodução/ShutterstockA denominação Ásia deriva diretamente da palavra do grego antigo “Ἀσία”, que foi usada pelo filósofo Heródoto (o “Pai da História”) em 440 AC em seus inúmeros contos. No entanto, estima-se que esse nome já era utilizado bem antes disso, embora ele ainda não se referisse à totalidade do continente como é hoje, tratava da parte que se situava a leste do Mar Egeu e mais tarde também à Anatolia (que hoje é parte de onde fica a Turquia).

 Os europeus comumente se referem ao continente como Ásia Menor e Ásia Maior. Acredita-se que essa divisão tenha origem na palavra fenícia “asu” que significaria leste, e que no vocabulário acadiano significa “subir, ascender”. Portanto, aqui temos a possível origem da comum denominação do continente asiático, conhecido como a “terra do sol nascente”.

Austrália

“Terra Australis incognita”, em latim, significa “terra desconhecida ao sul” e é válido lembrar que desde a época do Império Romano que os rumores sobre a existência desse continente são especulados. Assim, quando os europeus chegaram pela primeira vez ao continente australiano, o nome latinizado permaneceu.

Austrália, propriamente dizendo, não passa de uma abreviação do termo inteiro que era usada por vários exploradores. Mas foi Matthew Flinders que oficializou a denominação no ano de 1804, sendo definitivamente legalizado pelo governador Lachlan Macquarie em 1824.

Europa

O continente europeu recebeu essa alcunha em referência a uma das amantes preferidas de Zeus, como aponta a mitologia grega. Além dessa explicação, é muito difícil saber ao certo a etimologia da palavra, mas uma teoria bastante aceita afirma que o termo é derivado do fenício e do acadiano “erebu”. Para a primeira civilização, isso significava “entardecer, oeste”, enquanto para a segunda, o significado era “descer, preparar”.

No entanto, também é possível que a terminologia tenha vindo do grego “eurys”, que quer dizer “amplo” e “ops”, que denota sentido de “face”. O certo é que, como várias denominações existentes, originalmente Europa não se refere ao continente como o conhecemos hoje.

Américas

Fonte da imagem: Reprodução/ShutterstockA origem do nome desse grande continente, incluindo as partes norte, central e sul, é a mais simples de todas. Atribui-se a denominação do todo como uma homenagem a Américo Vespúcio, que aportou em terras americanas (possivelmente na altura de Suriname) no ano de 1498 a 1502.

Imagem

Últimas novidades em Educação

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: