Cânion gigante é descoberto debaixo do gelo na Groenlândia

30/08/2013 às 10:191 min de leitura

Em tempos de Google Maps, que dá conta de registrar cada canto do mundo, pesquisadores descobriram um cânion gigante escondido sob o gelo na Groenlândia. Medições apontam que a formação tem pelo menos 750 quilômetros de extensão, o que seria um pouco mais do que a distância entre as capitais Florianópolis e São Paulo, por exemplo.

De acordo com a nota do site Ars Technica, Jonathan Bamber e sua equipe de pesquisadores estudavam o solo da região – que acreditavam ser plano e pouco acidentado – quando fizeram a descoberta. “Surpreendentemente, encontramos uma enorme formação aparente. Observamos com mais atenção e descobrimos que era um cânion”, declarou o líder da investigação.

Período glacial

O cânion, que parece datar antes do período glacial, permaneceu escondido sob dois quilômetros de gelo por mais de 4 milhões de anos. Suas características apontam que a formação pode ter sido o canal de um antigo rio. Bamber acredita que o gelo não tenha modificado os aspectos originais do cânion.

Mas o que realmente impressiona é como uma formação tão grande resistiu sem ser descoberta por tanto tempo. O novo cânion tem o dobro do comprimento, metade da profundidade e a mesma largura do famoso Grand Canyon, nos Estados Unidos. Tudo indica que a descoberta é a maior formação geológica da Groenlândia.

Fonte da imagem: Reprodução/Ars Technica

“Isso é surpreendente. Em uma época em que o Google Street View cobre todo o mundo habitado e todas as casas estão virtualmente mapeadas – nesse contexto, descobrir uma formação geológica dessa escala é impressionante”, declarou Jonathan Bamber.

Além de todos os questionamentos acerca da geografia da Groenlândia, certamente a novidade nos faz perceber que ainda não conhecemos tudo o que existe na superfície do nosso planeta.

Imagem

Últimas novidades em Educação

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: