9 fatos surpreendentes sobre a história da humanidade

24/04/2014 às 11:463 min de leitura

Como você sabe, aqui no Mega Curioso sempre trazemos matérias recheadas de fatos inusitados sobre os mais variados temas, e inclusive postamos informações curtinhas — e totalmente aleatórias — diariamente em nossa seção de “Curiosidades do Dia”. Então, que tal aumentar ainda mais o seu repertório com alguns fatos surpreendentes sobre a linha do tempo da história da humanidade? Confira:

1 – Cleópatra e o Pizza Hut

Cleópatra viveu perto do ano 30 a.C., enquanto que a Grande Pirâmide foi construída por volta do ano 2.560 a.C. Já o primeiro Pizza Hut foi inaugurado em 1958, o que significa que a rainha egípcia viveu mais próximo à construção da pizzaria do que da construção do o famoso monumento do Egito.

2 – De aviões até à Lua

No período de pouco mais de 60 anos, o homem inventou o avião e chegou até a Lua. Desde o primeiro voo — realizado pelos Irmãos Wright, em 1903, ou Santos Dumont em 1906, dependendo de quem você considerar como pioneiro — passando pelo bombardeio a Pearl Harbor pelos japoneses em 1941, e a chegada do homem à Lua a bordo da Apollo 11 em 1969, se passou um intervalo de tempo de apenas 66 anos!

3 – Medalhistas e superatletas

O Gif acima mostra a performance da atleta russa Larissa Latinya em 1956 — à esquerda —,  e da atleta norte-americana McKayla Maroney em 2012, à direita. As duas ganharam medalhas de ouro na competição de salto sobre a mesa, mas o que a imagem realmente deixa em evidência foi o quanto a execução dos movimentos mudou ao longo de 56 anos.

4 – Império Otomano e a Warner

Quando a Warner Bros. foi fundada, em 1903, o Império Otomano — estabelecido em 1299 — ainda existia. Sua queda só ocorreu em 1923, quando a Turquia se tornou uma nação independente.

5 – Harvard e o cálculo

A Universidade de Harvard — instituição de ensino mais antiga dos EUA — foi fundada em 1636, o que significa que ela surgiu antes mesmo de o cálculo ser considerado uma disciplina, o que ocorreu mais ao final do século 17 graças ao trabalho de Gottfried Leibniz e Isaac Newton.

6 – Baleias e Moby Dick

Existem algumas baleias — da espécie Balaena mysticetus — vivendo na costa do Alasca que têm mais de 200 anos. O livro Moby Dick, de Herman Melville, foi escrito em 1851, o que significa que alguns dos animais que continuam vivos até hoje nasceram antes da publicação da obra literária.

7 – População mundial

As pessoas com mais de 45 anos de idade viram a população mundial dobrar durante suas vidas. Isso porque em 1968, a conta estava em 3.557.000.000 de pessoas no mundo, enquanto que hoje esse número pulou para 7.211.000.000 e não para de aumentar!

8 – A Terra e os humanos

Se considerarmos o planeta da Terra desde o seu surgimento, os seres humanos fizeram parte de apenas 0,004% de sua história. Aliás, se pudéssemos comprimir essa história em apenas um ano, os humanos modernos só apareceriam no dia 31 de dezembro, aproximadamente às 23h58min.

9 – Apollo 11 e as calculadoras

O computador presente na Apollo 11, espaçonave que levou o homem à Lua, pesava 32 quilos e tinha 2 kb de memória RAM, além de contar com um poder de processamento de estonteantes 1.024 MHz. Só para que você tenha uma ideia, a calculadora gráfica TI-83, lançada pela fabricante norte-americana Texas Instruments em 1996, tem um processador interno seis vezes mais poderoso que o do equipamento da NASA.

Imagem

Últimas novidades em Educação

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: