10 fatos curiosos que talvez você nem imagine sobre os samurais

27/06/2014 às 13:066 min de leitura

Ícones históricos do Japão, os samurais (ou bushi) marcaram imensamente a História do país do sol nascente. Esses guerreiros nobres da era medieval e pré-moderna japonesa empunhavam as suas espadas em batalhas que disputavam, além de territórios e fortunas, a honra e a glória de sua estirpe e de seus senhores.

Sua existência teve início por volta do século 7 e, séculos mais tarde, tornou-se a classe militar no poder e o escalão mais alto casta social do Período Edo (1603-1867). Os guerreiros samurais empregavam uma variedade de armas como arcos e flechas, lanças, mas a sua principal arma e símbolo era a espada.

Sabe-se que esses indivíduos deveriam conduzir suas vidas de acordo com o código de ética do bushido ("o caminho do guerreiro"). Fortemente confucionista em sua natureza, o bushido enfatizava os conceitos como lealdade a seu mestre, autodisciplina, além de comportamento respeitoso e ético. Muitos samurais também foram atraídos para os ensinamentos e práticas do Zen Budismo.

Apesar de serem, por vezes, os combatentes ligados à honra de sua classe, eles também podiam ser mercenários sedentos de ouro, piratas, viajantes exploradores, cristãos, políticos, assassinos ou simples camponeses. Confira abaixo mais 10 fatos curiosos sobre essa classe guerreira japonesa.

10 – Samurai não era só de elite

List Verse

Apesar de pensar dos samurais como uma força de combate de elite, a maioria do exército de Japão eram soldados de infantaria chamados ashigaru. Esses indivíduos começavam de baixo, sendo arrancados do trabalho em campos de arroz, mas os senhores de terra (chamados daimyo) perceberam a capacidade deles, passaram a treiná-los para a luta.

O Japão antigo tinha três tipos de guerreiros, os samurais, os ashigaru e os ji-samurai. Esses últimos eram samurais em tempo parcial, trabalhando como agricultores no resto do ano. Mas eles podiam “subir de cargo”. Dessa forma, quando os ji-samurai assumiam o posto de samurai em tempo integral, eles se juntavam aos ashigaru, mas não eram tão respeitados quanto os verdadeiros samurais.

Em algumas áreas, as duas classes mal podiam ser diferenciadas entre elas. Mas, o serviço militar como um ashigaru era o único caminho para subir escada social feudal do Japão, culminando quando Toyotomi Hideyoshi, o filho de um ashigaru, passou a se tornar o governante preeminente do Japão.

9 – Samurais cristãos

A chegada dos missionários jesuítas no sul do Japão levou alguns senhores da classe daimyo a se converter ao cristianismo. A conversão desses indivíduos, talvez, tenha sido mais prática do que propriamente religiosa, pois os laços com o cristianismo significava se beneficiar de tecnologia militar europeia.

Tanto que o daimyo cristão Arima Harunobu utilizou canhões europeus contra seus inimigos na batalha de Okita-Nawate. Como Arima se converteu, um missionário jesuíta estava presente na batalha, ajoelhando e recitando orações antes de cada disparo de canhão.

Ser um cristão também impediu o daimyo Dom Justo Takayama de atuar como qualquer outro guerreiro samurai durante o seu reinado. Quando o Japão expulsou os missionários e forçaram os cristãos japoneses a renunciar essa religião, Takayama preferiu fugir do Japão com 300 fiéis, em vez de renunciar à sua fé. Takayama está atualmente considerado para a santidade católica.

8 – Exibição de cabeças cortadas

Para um samurai, a cabeça de um inimigo era a prova de um dever cumprido. Depois de uma batalha, as cabeças de seus rivais mortos eram coletadas e apresentadas aos senhores daimyo, que desfrutavam de uma cerimônia muito relaxante de visualização de cabeças para celebrar suas vitórias. As cabeças eram ainda lavadas, tinham os cabelos penteados e dentes escurecidos, o que era um sinal de nobreza. Cada cabeça era então disposta em um pequeno suporte de madeira e etiquetada com os nomes da vítima e do assassino.

Se não houvesse tempo, uma cerimônia apressada poderia ser organizada sobre folhas de certas plantas para absorver o sangue das vítimas. No entanto, certa vez, o feitiço virou contra o feiticeiro e um daimyo perdeu a sua própria cabeça em uma dessas cerimônias. Depois de tomar duas fortalezas de Oda Nobunaga, o daimyo Imagawa Yoshimoto interrompeu sua marcha para uma cerimônia de visualização de cabeças com direito a performance musical.

Infelizmente, para Yoshimoto, outra parte restante do exército Nobunaga avançou para um ataque surpresa, quando as cabeças de seus colegas estavam sendo preparadas. Eles atacaram e conseguiram a cabeça Yoshimoto, que depois se tornou a peça central para a cerimônia que ele havia preparado para o seu próprio inimigo.

Nessa de cortar a cabeça dos outros para exibição, existiam alguns samurais espertinhos que tentavam enganar seus senhores daimyo. Alguns diziam que a cabeça de um soldado comum de infantaria era a de um grande guerreiro e esperava que ninguém percebesse a diferença.

E com uma cabeça caçada, muitos pegavam uma recompensa e abandonavam as batalhas. Isso então acabou se tornando um problema e alguns daimyos passaram a proibir a prática para seus homens se concentrarem apenas na vitória, em vez de serem pagos por cabeças.

7 – Recuo em batalhas

Muitos samurais eram ansiosos para lutar até a morte, em vez de enfrentar a desonra. Os daimyos, no entanto, sabiam que as boas táticas militares incluíam a retirada dos exércitos em algumas ocasiões. Recuos táticos eram tão comuns no Japão antigo como em qualquer outro lugar, especialmente quando o daimyo estava em perigo.

Além de ser um dos primeiros clãs samurais a usar armas de fogo, o clã Shimazu do sul do Japão era famoso por seu uso de forças que faziam um tipo de emboscada usando como chamariz uma falsa retirada para atrair seus inimigos em uma posição vulnerável.

Ao recuar, o samurai usava uma capa meio inflada chamada de horo, que desviava flechas enquanto ele fugia a cavalo. O horo inflado como um balão e seu isolamento de proteção protegia o cavalo também.

6 – Exibiam suas “linhagens”

Nas primeiras épocas da era dos guerreiros japoneses, por volta do século 10, os samurais espalhavam discursos narrando genealogias dos combatentes em batalhas. Mais tarde, as invasões mongóis e incorporação das classes mais baixas na guerra fizeram com que a proclamação de linhagem de um samurai em combate fosse impraticável.

Mas, ainda querendo manter a sua honra, alguns guerreiros começaram a usar bandeiras em suas costas que detalhavam o seu “pedigree”. No entanto, uma vez que os adversários provavelmente não estavam interessados na leitura de histórias de família, no calor da batalha, a prática nunca pegou.

Durante o século 16, os guerreiros sashimono adotaram padronagens menores de bandeiras utilizadas ??nas costas para exibir sua identidade. Muitos foram mais longe e marcavam as suas identidades com capacetes elaborados com chifres de búfalo e penas de pavão para atrair um adversário digno, cuja derrota iria proporcionar-lhes honra e riqueza.

5 – Samurais piratas

Perto do início do século 13, uma invasão mongol puxou o exército coreano para longe de sua costa. Uma colheita ruim também havia deixado o Japão com pouca comida e com sua capital distante do leste, os ronin desempregados do oeste de repente se viram na necessidade de dinheiro e com pouca supervisão, abrindo espaço para a ilegalidade.

Os ronin eram soldados que não seguiam um daimyo. Com as condições acima acontecendo, elas deram início a uma era de pirataria asiática cujos líderes eram samurais. Chamados de wokou, os piratas fizeram tantos estragos que eles foram responsáveis por muitas disputas internacionais entre China, Coréia e Japão.

Embora tivessem incluído um número crescente de outras nacionalidades com o passar do tempo, os primeiros ataques foram realizados principalmente pelos japoneses.

4 – Ritual suicida era desencorajado pelos daimyo

O seppuku, o ritual suicida dos samurais, era a maneira que eles acreditavam preservar sua honra em face de uma derrota tida como certa. Quando cercado por inimigos querendo a sua cabeça, o samurai não tinha muito mais a perder a não ser derramar o seu próprio sangue de suas entranhas em um ato final de suicídio — geralmente feito enterrando um facão ou espada no abdômen.

No entanto, os senhores daimyo estavam mais preocupados com a manutenção de seus exércitos. Os mais famosos exemplos históricos de suicídio em massa ofuscaram a simples verdade de que eles simplesmente não fizeram sentido desperdiçando bons talentos.

3 – Samurais tipo exportação

Enquanto um samurai empregado raramente saía do território de seu daimyo, exceto para invadir a terra de outros, muitos soldados ronin encontraram fortuna no exterior. Entre as primeiras nações estrangeiras a empregar samurais, estava a Espanha. Em um plano para conquistar a China para o cristianismo, líderes espanhóis nas Filipinas recrutaram milhares de samurais para uma força de invasão multinacional.

A invasão nunca saiu do papel por falta de apoio da coroa espanhola, mas outros mercenários samurais foram empregados com frequência sob a bandeira espanhola. Samurais afortunados se destacaram especialmente na Tailândia antiga, onde um grupo japonês de cerca de 1,5 mil guerreiros ajudaram nas campanhas militares. A colônia consistia principalmente de ronin, que buscavam fortuna no exterior, e cristãos fugindo do xogunato.

2 – A decadência

Depois que o Japão foi unificado, samurais que foram ganhar a vida fora em intermináveis ??guerras civis encontraram-se sem nada para lutar em seu próprio país. Sem guerra significava sem cabeças. E nenhuma cabeça significava nenhum dinheiro, e os poucos afortunados entre milhares de samurais do Japão que mantiveram seus empregos estavam agora trabalhando para daimyos que estavam pagando-os com arroz.

Por lei, os samurais foram proibidos de se sustentarem. O comércio e a agricultura foram considerados trabalho camponês, que geravam ao samurai apenas um salário fixo de arroz em uma economia em rápida monetização.

Um punhado de arroz passou a ser negociado como moeda real para os samurais e muitos conseguiram tirar proveito disso tomando um posto de “agiota”. Dessa forma, durante o período Edo, muitos samurais caíram em um buraco negro de dívida com os credores.

1 – O fim da era da classe guerreira

Por aproximadamente os últimos 250 anos de sua existência, os samurais foram lentamente se transformando em poetas, acadêmicos e burocratas. O Hagakure, possivelmente o maior livro sobre como ser um samurai, trazia as histórias de um samurai que viveu e morreu sem participar de uma única guerra.

Ainda assim, o samurai permaneceu como classe guerreira do Japão e, apesar da paz vigente, alguns dos melhores espadachins do Japão vieram do período Edo. Aqueles samurais que não caíram no esquecimento, negociando sua katana (espada) por uma caneta, treinaram diligentemente em esgrima, lutando em duelos para ganhar fama suficiente para abrir suas próprias escolas de luta.

O livro mais famoso sobre a guerra japonesa, O Livro dos Cinco Anéis, veio a partir deste período. O autor, Miyamoto Musashi, foi considerado um dos maiores espadachins do Japão, participando de dois das poucas grandes batalhas da época, bem como inúmeros duelos. Enquanto isso, aqueles samurais que tinham entrado na arena política cresceram no poder.

Eventualmente, esses cresceram forte o suficiente para desafiar o shogunato, conseguindo derrubá-lo e lutando em nome do imperador. Tendo derrubado o governo e instalado o imperador como uma representante, esses ex-samurais tinham efetivamente assumido o controle do Japão.

O movimento, junto com inúmeros outros fatores, levou ao início da modernização do Japão. Infelizmente para os samurais restantes, a modernização incluiu um exército de recrutas de estilo ocidental que enfraqueceu drasticamente a classe guerreira.

Em 1868, a Restauração Meiji assinalou o começo do fim para o samurai. O sistema Meiji de monarquia constitucional incluiu tais reformas democráticas como os limites de mandato para cargos públicos e votação popular. Com o apoio do público, o Imperador Meiji acabou com o samurai, reduziu o poder do daimyo e mudou o nome da capital de Edo para Tóquio.

As crescentes frustrações dos samurais finalmente culminaram na Rebelião de Satsuma, muito vagamente descrita em O Último Samurai. Embora a real rebelião tenha parecido muito diferente de como foi retratada por Hollywood, pode-se argumentar que samurai, fiel ao seu espírito guerreiro, saiu de cena em um momento de glória.

Últimas novidades em Educação

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: