Sabia que os gladiadores eram vegetarianos e bebiam energético de cinzas?

29/10/2014 às 07:281 min de leitura

Eis uma coisa sobre a qual não costumamos pensar quando assistimos a filmes sobre gladiadores: a dieta que esses brutos guerreiros seguiam! Pois você sabia que, além de serem vegetarianos, os antigos gladiadores consumiam uma espécie de bebida revigorante feita à base de cinzas de plantas e vinagre?

Segundo o pessoal do site Quo, foi isso o que pesquisadores do Departamento de Medicina Forense da Universidade de Viena, na Áustria, e do Instituto de Medicina Forense da Universidade de Bern, na Suíça, descobriram ao analisar os ossos de vários gladiadores do século 2.

Gladiatoriam saginam

Os cientistas realizaram exames de espectroscopia com restos mortais encontrados na década de 90 em uma necrópole da antiga cidade romana de Éfeso, localizada na Turquia. Mais precisamente, os pesquisadores avaliaram o conteúdo de colágeno e minerais dos ossos de 53 indivíduos — 22 gladiadores e 31 cidadãos comuns —, concluindo que a alimentação dos guerreiros era basicamente vegetariana.

Já de acordo com Rossella Lorenzi, do Discovery News, os exames revelaram que a alimentação dos gladiadores, além de ser bem diferente à dos atletas atuais no que diz respeito ao consumo de proteínas, também era distinta à dieta seguida pelo resto da população da época. Na verdade, o estudo confirma registros existentes sobre o regime alimentar específico seguido pelos antigos guerreiros.

Chamada gladiatoriam saginam, a dieta consistia principalmente no consumo de grãos como a fava, o trigo e a cevada, e a ingestão desse último ingrediente inclusive rendeu aos gladiadores o apelido de “hordearii” — ou comedores de cevada. Além disso, o estudo também parece confirmar que os guerreiros realmente faziam uso de uma bebida rica em minerais feita à base de cinzas de plantas e vinagre, consumida após os treinos para ajudar a recompor o corpo.

Últimas novidades em Educação

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: