Sabia que metade do mundo fala idiomas originados de uma língua comum?

25/06/2015 às 05:272 min de leitura

Você já parou para pensar em quantos idiomas e dialetos são falados pelo mundo? Pois, de acordo com o pessoal do site Linguistics Society of America, até o ano de 2009, pelo menos uma porção da Bíblia já havia sido traduzida para mais de 2,5 mil línguas, e um dos catálogos mais completos de idiomas de que se tem notícia, o Ethnologue, lista mais de 7,1 mil línguas vivas no mundo atualmente. Bem mais do que os basicões inglês, espanhol, francês...

No entanto, segundo Shoaib Daniyal do portal Quartz, os linguistas acreditam que quase metade da população mundial — ou seja, cerca de 3 bilhões de pessoas, da Inglaterra, passando pela Índia, a Grécia, Alemanha e o Brasil — fala idiomas que descendem a partir de uma língua comum, a protoindo-europeia.

Por outro lado, como ninguém deixou textos escritos nesse idioma — o que significa que não existem registros históricos — e ele foi extinto, o que os linguistas não sabem dizer ao certo é quando ou quem exatamente criou essa língua, nem como ela se espalhou pelo mundo. Mas existem teorias!

Teorias

Uma das teorias é a de que a língua protoindo-europeia surgiu há cerca de 6 mil anos, e era empregada por culturas tribais que se comunicavam exclusivamente através desse idioma e que ocupavam territórios da Eurásia. Os linguistas especulam que a língua pode ter surgido entre os povos nômades que viviam na região da estepe pôntica, local onde atualmente a Rússia, Ucrânia e o Cazaquistão fazem fronteira.

Segundo essa teoria, as tribos nômades das estepes já contavam com cavalos domesticados, já haviam inventado a roda, e eram militarmente desenvolvidas. Assim, o processo de disseminação do idioma pode ter sido facilitado por meio de suas conquistas e através do deslocamento desses povos pelo continente.

Outra teoria que vem ganhando força foi apresentada por pesquisadores da Universidade de Auckland, na Nova Zelândia, em 2012. Esses cientistas estimam que a língua protoindo-europeia seja ainda mais antiga do que se pensava, e que ela provavelmente surgiu entre 8 mil e 9,5 mil anos atrás na região da Anatólia, localizada na Turquia.

Quanto à sua disseminação, os povos que ocupavam esse território praticavam a agricultura e já domesticavam animais e, segundo acreditam os pesquisadores, conforme essas inovações foram se espalhando pelo mundo, a língua protoindo-europeia foi sendo levada junto. A seguir você pode conferir um mapa animado — produzido pelo pessoal do portal Business Insider — que ilustra como a difusão pode ter ocorrido:

***

E aí, caro leitor, você imaginava que quase metade da população mundial fala idiomas que nasceram a partir de uma única língua comum? E você já tinha parado para pensar em como essa língua pode ter se disseminado pelo mundo? Interessante, não é mesmo?

Últimas novidades em Educação

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: