Onde está a Velha Zelândia?

01/07/2015 às 07:541 min de leitura

Muitos lugares no mundo têm o nome "Old" para indicar que foram descobertos há muito tempo. Contudo, existe um país que parece existir há apenas algumas centenas de anos, sem registros anteriores, sendo chamado de Nova Zelândia. Então, a pergunta que fica é: onde está a Velha Zelândia? Ainda, por que ela é chamada de "Nova"?

Por isso, vamos trazer alguns fatos históricos para explicar um pouco sobre o país e como ele recebeu a alcunha.

O primeiro explorador conhecido a chegar pisar no local foi o holandês Abel Tasman, em 1642. Como comerciante, ele estava a serviço da Companhia Holandesa das Índias Orientais. Porém, ao chegar no pedaço de terra, Tasman tinha certeza de que havia desembarcado na Isla de los Estados, que fica na ponta inferior da Argentina. Então, ele não tomou conhecimento do que acabara de descobrir.

Tasman também não teve tempo para "digerir" o que havia encontrado: logo que chegou, teve um confronto com nativos, e quatro tripulantes do navio foram mortos. Segundo os relatos, um dos maoris (nome dos habitantes locais) foi atingido por um tiro de metralha (munição usada em canhões para combates a curta distância).

Pouco tempo depois, os cartógrafos holandeses Hendrik Brouwer e Joan Blaeu perceberam que essas grandes ilhas não faziam parte da América do Sul, então denominaram o local de Nieuw Zeeland (algo como "novas ilhas no mar").

Mais de 100 anos depois, especificamente em 1769, o explorador britânico James Cook voltou a Nieuw Zelland e mapeou todo o espaço. Ainda, anglicizou o nome para "New Zeland" (Nova Zelândia).

Após a chegada de Cook, baleeiros, foqueiros e navios comerciais dos EUA começaram a ir até as novas ilhas. Eles negociavam alimentos, armas, madeira, artefatos, ferramentas de metal e até água.

Agora que você já sabe como a Nova Zelândia foi “batizada”, você tem alguma dúvida sobre o nome de outro país? Pergunte nos comentários.

Imagem

Últimas novidades em Educação

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: