Se fizermos uma breve retrospectiva sobre as manchetes que mais circularam pelo mundo durante o ano, no topo da lista certamente estarão notícias sobre os conflitos no Oriente Médio, a crise humanitária envolvendo os refugiados na Europa e as barbáries cometidas pelos membros do Estado Islâmico. No entanto, nem todo mundo entende o que, exatamente, deu origem a tanta confusão.

Para acabar com as dúvidas, o pessoal do canal #WHYMAPS, do YouTube, criou um vídeo em que apresenta de forma simples e direta quais foram os fatores que levaram à situação atual. Assim, partindo do princípio de que, para entender o presente, devemos olhar para o passado, o filminho nos leva a uma viagem pela História — ao longo de 10 minutos e com a ajuda de 15 mapas — para explicar o motivo de aquela região do mundo ser tão importante e conturbada.

*A narração do vídeo está em espanhol, mas você pode ativar as legendas em português no menu.

De acordo com a Forbes, o vídeo a que você acabou de assistir é o primeiro projeto do pessoal do #WHYMAPS e, apesar de ter sido lançado no início de outubro — ou seja, bem antes dos ataques terroristas que ocorreram na França —, continua superatual. Além disso, ele revela como os membros do Estado Islâmico se apoiam em um discurso antigo para angariar seguidores para perpetrar ações terroristas no Ocidente.

Como você propõe que o terrorismo seja combatido? Comente no Fórum do Mega Curioso