Algumas das melhores ilustrações já feitas para os contos dos Irmãos Grimm

02/01/2018 às 05:002 min de leitura

Você pode até dizer que não gosta de Literatura, que odeia jornais e não acha nada interessante pegar uma revista para ler no consultório médico. Mas você não pode dizer que não gosta de uma boa história. Dos lançamentos da semana no cinema às conversas com os amigos sobre a festa de sábado, a verdade é que todos nós adoramos contar e ouvir histórias, venham elas de onde vierem.

Se hoje o acesso a qualquer informação está cada vez mais democrático, em tempos menos modernos a comunicação era mais primitiva, é claro. Ainda assim, já existem estudos que sugerem, por exemplo, que as pinturas rupestres, aquelas dos tempos das cavernas, seriam o primeiro conceito cinematográfico do mundo.

Depois, aquele tal de Platão vivia contando histórias para quem quisesse ouvir. O filósofo já defendia a ideia de que contar histórias a crianças era fundamental para o desenvolvimento educacional dessas pessoas. Com o passar do tempo, escrever essas histórias se tornou uma opção e, nesse sentido, o casamento de texto e ilustração consolidou em nossa mente a ideia de que histórias são divertidas. E necessárias.

Como crianças são criaturas geralmente livres de preconceitos e sem muitas amarras criativas, há muito material literário destinado a elas – esses textos são incríveis e, por isso, acabam chamando a atenção de muita gente grande também.

Criar histórias para esse público é uma tarefa com infinitas possibilidades. J. R. R. Tolkien, por exemplo, era um pai tão apaixonado por seus filhos que escreveu muitos de seus sucessos pensando neles. O livro “Cartas do Papai Noel”, por exemplo, é só mais uma prova desse amor paterno e também da imersão criativa que é o exercício de escrever para gente pequena em estatura, mas gigante em imaginação.

Nesse sentido, os contos dos Irmãos Grimm também esbanjam criatividade, aventura e imaginação. Originalmente, eram histórias fortes, sem muitos apelos moralistas e didáticos, mas nem por isso sem beleza e delicadeza. No prefácio do primeiro livro publicado pelos Grimm, a intenção da obra já ficava muito clara: entreter qualquer leitor que pudesse se empolgar com a história. Ou seja: literatura infantil não precisa ser lida apenas por crianças.

O sucesso das histórias dos irmãos Grimm é tanto que elas continuam sendo contadas e recontadas até hoje. Parte disso acontece justamente pelas diferentes ilustrações – ao longo dos últimos dois séculos, inúmeras já foram feitas para dar ainda mais vida às narrativas dos escritores. Confira algumas delas a seguir, feitas por grandes ilustradores de todo o mundo:

1 – Edward Gorey (1972–1973)

Galeria 1

2 – Maurice Sendak (1973)

Galeria 2

3 – Lisbeth Zwerger (2012)

Galeria 3

4 – Wanda Gág (1936)

Galeria 4

5 – Shaun Tan (2012)

Galeria 5

Aqui temos esculturas em miniaturas, feitas com papel, argila, areia e cera, dando às histórias dos irmãos Grimm uma nova dimensão.

6 – David Hockney (1970)

Galeria 6

7 – Andrea Dezsö (2014)

Galeria 7

8 – Sybille Schenker (2014)

Galeria 8

9 – Lorenzo Mattotti (2014)

Galeria 9

*Publicado em 12/12/2016

Últimas novidades em Artes/cultura

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: