Você já ouviu falar na técnica de pintura chamada fore-edge? Basicamente, ela consiste em esconder imagens lindas e superdetalhadas nas bordas douradas das páginas de um livro. Na semana passada, a biblioteca da Universidade de Cornell, em Nova York (EUA), publicou um vídeo incrível em seu Facebook.

Nas páginas de um livro com aparência bastante antiga, é possível ver o desenho do que parecem ser o rio Yamuna e o Taj Mahal, na Índia. A imagem só aparece se você segurar o livro de uma maneira específica, dobrando as páginas com delicadeza. O vídeo já foi visto mais de 4 milhões de vezes e compartilhado mais de 120 mil. Confira:

Outros exemplos

De acordo com Enciclopédia Britânica, a pintura fore-edge surgiu durante a Idade Média, mas foi entre os séculos 17 e 19 que ela se popularizou. Entretanto, a essas outras artes dentro da literatura são difíceis de serem atribuídos os autores. “A maioria dos pintores não assinou o seu trabalho, tornando quase impossível datar as pinturas escondidas”, explicou Anne C. Bromer, da Biblioteca Pública de Boston.

Confira alguns dos exemplos já descobertos:

***

Você já ouviu falar em pintura fore-edge? Comente no Fórum do Mega Curioso