1. Esta imagem de satélite da NASA mostra a fronteira entre o Haiti, do lado esquerdo, e a República Dominicana, do lado direito. O que começa como uma vegetação bem verde se transforma em uma região árida.

2. Uma das poucas fronteiras que pode ser vista do espaço é a que fica entre o Egito (esquerda) e Israel (direita). A cidade de Rafah, ao centro, fica dividida entre os dois países.

3. Separados pelo Estreito de Bering, Rússia e Estados Unidos dividem as Ilhas Diomedes, que ficam bem no meio da passagem entre os dois.

4. Brasil e Argentina são separados pelas Cataratas do Iguaçu, no Paraná.

5. A fronteira entre a cidade americana de San Diego (esquerda) e sua vizinha Tijuana, no México (direita).

6. Esta biblioteca foi construída em cima da fronteira entre Estados Unidos e Canadá. Uma faixa preta pintada no chão marca a divisória entre as duas nações.

7. Bélgica e Holanda também fizeram algo parecido na cidade de Baarle-Nassau, mas aqui a fronteira ganhou ares mais rústicos com a faixa de pedra.

8. Outra que pode ser vista do espaço é a fronteira entre a Índia e o Paquistão. A região é toda iluminada por causa das luzes colocadas pelo governo indiano na tentativa de impedir a entrada de contrabandistas.

9. Entre o Iraque e o Irã, é possível ver muitas fortificações abandonadas. São restos da guerra entre as duas nações. O conflito começou em 1980 e durou oito anos.

10. Uma cerca com arame farpado foi construída pelo governo da Bulgária na fronteira com a Turquia para dificultar a chegada de refugiados vindos do Oriente Médio e do norte da África.

11. A Ponte Sino-Coreana da Amizade liga a China à Coreia do Norte.

*Publicado em 21/10/2016