Inteligência Artificial: inventaram uma máquina capaz de criar pesadelos

01/11/2016 às 13:432 min de leitura

Se você se interessa pelo tema da inteligência artificial e os possíveis perigos que ela pode representar para o nosso futuro, sabia que inventaram uma máquina capaz de criar pesadelos baseada nos medos que nós, humanos, sentimos? Pois é, caro leitor... tanta gente preocupada com a possível dominação das máquinas, e alguns cientistas aí, criando algoritmos que permitem que elas aprendam o que  é que nos apavora e causa calafrios em nossas espinhas!

Calma, não há motivo para sentir pânico — ainda! —, já que a tal engenhoca não é capaz de se voltar contra nós e nos matar de medo. Além disso, em parte, ela foi desenvolvida por um time de pesquisadores do MIT para celebrar o Halloween e para brincar sobre o medo da humanidade relacionado com a inteligência artificial.

Meeedo

Segundo Luke Dormehl, do portal Digital Trends, a máquina — batizada por seus criadores de “Máquina de Pesadelos” — está baseada em um sistema desenvolvido pela Google chamado Deep Dream. Esse sistema, por sua vez, usa um tipo de rede neural artificial para criar um filtro que é aplicado sobre fotografias comuns, e o resultado são imagens geradas a partir de uma variedade de temas, como “cidade fantasma” e “matadouro”, por exemplo. Veja a seguir:

Versão da "Máquina do Medo" do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro

Basicamente, o que o sistema faz é aprender o que nós achamos assustador sobre um zumbi, uma casa mal-assombrada ou uma cidade devastada e aplicar as informações sobre fotografias ordinárias para transformá-las em imagens aterrorizantes.

Você nunca viu Caco, o sapinho dos Muppets, tão assustador!

De acordo com Luke, de momento, os experimentos estão focados na edição de retratos de pessoas (ou personagens) e lugares, e membros do público votam nos resultados mais assustadores de forma que a máquina de pesadelos aprenda quais filtros são os mais eficazes. Confira alguns dos rostinhos “bonitos” que a engenhoca criou abaixo:

Só beldades diabólicas

Aliás, você também pode participar do experimento votando nas imagens através deste link — clicando em “Scary” ou “Not Scary” para escolher entre assustador e não assustador, respectivamente — e, assim, ensinar à máquina o que você acha apavorante!

Ensinando as máquinas

Brincadeiras a parte — tanto aqui do Mega Curioso como do pessoal do MIT —, o projeto não tem como único propósito assustar as pessoas. Segundo Luke, o objetivo é descobrir o motivo de os humanos sentirem medo de determinadas coisas e encontrar formas de as máquinas e robôs minimizarem esses temores um dia.

Sendo assim, tomara que quando a inteligência artificial alcançar a “singularidade”, ou seja, o ponto a partir do qual ela não vai mais precisar dos nossos algoritmos e instruções para aprender sozinha — e se tornar intelectualmente superior aos humanos —, as máquinas não usem seu conhecimento contra nós. Certo?

Confira mais imagens geradas pela engenhoca do MIT na galeria abaixo:

Galeria 1

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: