Todos nós sabemos que quase não se usa mais orelhões hoje em dia. Com a popularização dos celulares e a praticidade das mensagens de texto (SMS, WhatsApp, Viber e outros), os telefones de rua acabaram perdendo adeptos. Mesmo assim, essa não deixa de ser mais uma daquelas curiosidades inúteis que você pode compartilhar com seus amigos sempre que faltar assunto.

Pois saiba que o fato dos telefones públicos – assim como os aparelhos fixos – terem letras nas teclas é um padrão internacional. Nos telefones fixos, as letras são usadas para salvar contatos e para outras funções do aparelho.

Fonte da imagem: Shutterstock

Mas mais curioso do que isso é saber que em alguns países é possível enviar mensagens de texto utilizando as letras do telefone, da mesma maneira que fazíamos com alguns celulares mais antigos que ainda não dispunham de teclado QWERTY.

Outra grande sacada de associar letras e números é que muitas empresas incorporam seus nomes no número de telefone para facilitar a memorização dos usuários. Um dos exemplos no Brasil é a rede de escolas FISK, que utiliza os dígitos 3475 no seu telefone – correspondentes às letras F-I-S-K.

E aí, você se lembra de outros exemplos dos usos das letras dos telefones?