5 hobbies de grandes gênios que mudaram o mundo para sempre

11/06/2019 às 09:302 min de leitura

1. J.R.R. Tolkien e a reinvenção da fantasia

O escritor de “O Hobbit” e “O Senhor dos Anéis” tinha grande facilidade para criar línguas e era um ótimo inventor de novos mundos, habitados por orcs, elfos, hobbits ou anões. Ao canalizar isso em uma das obras mais incríveis do século passado, Tolkien praticamente reinventou o gênero de fantasia – tanto que a lista de obras inspiradas em seus livros é enorme! Praticamente tudo que existe nesse gênero tem um pezinho nos textos deixados pelo mestre.

Tolkien desenhava mapas, criava línguas e influenciou praticamente toda a fantasia moderna

2. Satoshi Tajiri e o mundo dos insetos

Tajiri é a mente criativa por trás do enorme sucesso de “Pokémon” – e tudo isso só existiu porque ele tinha o hobby de colecionar insetos. Seu vício começou na infância, e ele era até chamado de Dr. Inseto por causa disso... Quando Tajiri cresceu, ele criou um jogo em que as pessoas poderiam colecionar personagens. O sucesso do primeiro “Pokémon” fez surgir um novo universo mágico para crianças – e também adolescentes e adultos – de todo o mundo.

Criador e criaturas: Satoshi Tajiri criou um dos maiores símbolos da cultura pop do Japão

3. Walt Disney e suas miniaturas

O criador do Mickey, do Pateta e do Donald tinha um hobby curioso: colecionar miniaturas. Walt Disney passava horas brincando com suas versões pequenininhas de brinquedos, bonecos e construções. Esse mundo em escala mínima o fez ter inspiração para algo grandioso: a Disneylândia! Os parques temáticos são apensa uma parcela do seu império, que faz sucesso entre todas as gerações.

De mundos em miniatura a um dos maiores universos do entretenimento mundial

4. Os Irmãos Wright e o vício que os fez voar alto

Existe uma grande rivalidade sobre quem foi a primeira pessoa a construir um avião no mundo. Independente se foi o brasileiro Santos Dumont ou os norte-americanos Wilbur e Orville Wright, é importante saber que a fixação destes últimos pela aviação aconteceu por conta do vício em uma espécie de helicóptero de brinquedo que eles possuíam na infância.

Brinquedo inspirou revolução na locomoção humana

5. Linus Tolvards e a revolução digital

Atualmente, apenas 1% das pessoas em todo o mundo utiliza o Linux, mas o sistema operacional foi uma revolução no universo dos computadores. E o mais legal de tudo é que seu criador, Linus Tolvards, disse que o desenvolveu porque estava entediado e encarou o processo todo como um hobby. O fato de o Linux possuir uma arquitetura aberta permite que qualquer pessoa possa alterá-lo.

Linus Tolvards queria testar se conseguiria criar um sistema operacional próprio

***

Você já imaginou que seu hobby pode virar sua profissão? Comente no Fórum do Mega Curioso

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: