Escritor faz retrato falado de personagens famosos da literatura [galeria]

06/05/2014 às 09:492 min de leitura

Você consegue reconhecer alguma das pessoas acima? Não?! Pois saiba que, se você gosta de literatura, existem grandes chances da descrição de um desses rostos ter passado diante dos seus olhos.

Muitas vezes, quando estamos mergulhados em um romance, criamos uma imagem dos personagens na nossa cabeça, não é mesmo?! Ou ainda, existem os casos em que os livros são transformados em filmes e acabamos associando o rosto do ator com a aparência do personagem.

Na tentativa de dar um rosto para muitos personagens famosos da literatura mundial, o também escritor Brian Joseph Davis criou a série The Composites, que parte das descrições contidas nos livros para construir as feições dos personagens como se fosse um retrato falado. O projeto começou em 2012 em um Tumblr e fez tanto sucesso que teve até mesmo um livro lançado no mesmo ano.

Inspiração e técnica

Em entrevista ao site The Atlantic, Davis revelou que a ideia veio de uma referência do escritor James Ellroy aos “identikits”, que seriam capazes de produzir retratos falados apenas ao pedir que as vítimas escolhessem características individuais impressas em cartões. E ele complementa: “Ainda não acredito que ninguém fez isso antes”.

Para trabalhar na construção das imagens, o escritor utilizou o programa Faces ID, que traz mais de 10 mil características faciais individuais e é largamente utilizado por profissionais de criminalística. Além disso, Davis tentou seguir ao máximo as descrições fornecidas nos livros, mas também teve que usar um pouco de criatividade. Curiosamente, durante o desenvolvimento do projeto, o escritor descobriu que algumas características – como orelhas e narizes – costumam ser ignorados pelos autores.

Confira abaixo alguns dos retratos falados criados por Davis e não deixe de registrar seu comentário. Será que algum dos personagens já tinha passado pela sua mente com essa aparência?

#1 – Dr. Jekyll e Mr. Hyde

The Composites“O Médico e o Monstro”, de Robert Louis Stevenson.

#2 – Frankenstein

“Frankenstein”, de Mary Wollstonecraft Shelley.

#3 – Jack Torrance

“O Iluminado”, de Stephen King.

#4 – Lolita

“Lolita”, de Vladimir Nabokov.

#5 – Conde Drácula

“Drácula”, de Bram Stoker.

#6 – Dorian Gray

“O Retrato de Dorian Gray”, de Oscar Wilde.

#7 – Norman Bates

“Psicose”, de Robert Bloch.

#8 – Lisbeth Salander

“Os Homens que Não Amavam as Mulheres”, de Stieg Larsson.

Últimas novidades em Artes/cultura

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: