Sexta-feira 13 de Lua Cheia: um encontro entre Jason e Lobisomem

13/06/2014 às 11:212 min de leitura

Depois da estreia do Brasil na Copa e do famoso Dia Dos Namorados, um evento bem raro ocorreu nos primeiros minutos dessa noite de sexta-feira: além de cair em um dia 13, também foi noite de Lua Cheia. Esse momento é conhecido como lua negra e, para você ter ideia, a última vez que isso tinha ocorrido foi há 14 anos, e a próxima vez será em agosto de 2049 — de acordo com alguns sites de astronomia.

Portanto, se você tem alguma superstição ou medinho de andar nas ruas em dias como esse, é bom tomar cuidado: Jason e Lobisomem estarão lado a lado soltos por aí, prontos para fazer uma visita na mente dos medrosos de plantão.

De acordo com os estudiosos, a lua ficou completamente cheia por volta de 1h15 aqui no país, gerando um clímax de lua de mel para os casais apaixonados que estavam curtindo a noite. A parte mais espetacular desse evento começou horas antes da meia-noite, dando a ilusão de que a lua parecia maior no céu quando estava perto do horizonte.

Prisioneiro do Medo

As origens dessa superstição

Ninguém sabe ao certo quando foi que essa modinha de azar na sexta-feira 13 teve início, mas os indícios levam aos Estados Unidos. Para você ter ideia, de acordo com um centro de estudos na Carolina do Norte, nos EUA, estima-se que 21 milhões de americanos têm medo dessa data. Além disso, a economia americana perde milhões de dólares porque muita gente deixa de viajar nesse dia.

A Lua Cheia é cercada de mitos, desde os tempos mais antigos da Terra. Muitos dizem que o satélite natural do Planeta Azul tem forte influência nas marés, na água do nosso corpo e também no humor do ser humano. Deixando o lado místico de lado, essa data tem uma curiosidade bem peculiar: diversos hospitais ao redor do mundo relatam mais acidentes quando a lua está em sua fase mais iluminada.

***

E você, leitor, conhece outras teorias ou curiosidades que acercam as luas cheias ou as sextas-feiras 13? Não deixe de compartilhar sua opinião com a gente nos comentários abaixo.

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: