Por que podemos ver a Lua durante o dia?

11/09/2014 às 10:332 min de leitura

Como todos nós, humanos, sabemos, durante o dia, o Sol é o astro mais brilhante que existe. Sabemos também que a Lua é o objeto mais brilhante no céu durante a noite. Mas por que podemos ver a Lua durante o dia também em alguns períodos?

O motivo é devido a dois grandes fatores: o brilho da lua e sua órbita ao redor da Terra. Essas duas coisas tornam possível que a Lua seja observada durante o dia. A Lua é o objeto celeste que fica mais perto da Terra, quando comparada a qualquer outro astro.

Já o Sol é brilhante porque queima grandes quantidades de hidrogênio. Por isso não precisa de tanta proximidade com a Terra para ser visto.

Reflexo

Além da proximidade, a segunda razão é a sua reflexividade. A maioria de nós sabe que a Lua não é um sol menor ou uma estrela. Ela é basicamente um satélite natural que tem 1/6 do tamanho da Terra. No entanto, a maior parte de sua superfície apresenta uma tonalidade que a torna muito refletora.

Em essência, a Lua é, basicamente, um grande espelho refletindo a luz do Sol a partir do outro lado da Terra em certos períodos. Mas ainda vamos discutir quando isso acontece no tópico abaixo.

A outra razão é a órbita da Lua em torno da Terra. Enquanto a Lua parece descer sempre no Ocidente e o Sol nasce no Leste, esse nem sempre é o caso. Tudo porque, para um observador atento, a Lua não está no mesmo lugar o tempo todo. O fato é que durante o ciclo lunar ela faz um circuito por todo o céu.

Fases

Na Lua cheia e somente nesse período, o nosso satélite é exatamente o oposto ao Sol. No entanto, uma vez que se aproxima da Lua Nova, ela fica mais próxima do Sol, fazendo com que fique também menos visível.

Em época de Lua cheia, ela se levanta quando o Sol está se pondo e vai embora apenas quando o sol está nascendo. Ou seja, ela fica intensamente brilhante durante a noite, mas some durante o dia. Nessa fase, a Lua diurna não é observada.

Outras duas coisas também contribuem para a Lua ser visível à luz do dia. Primeiro, ela é brilhante o suficiente para sua luz penetrar a luz azul dispersada do céu. Em segundo lugar, a Lua deve estar suficientemente alta no céu para ser visível.

De fato, a Lua pode ser visível à luz do dia em um céu limpo quase todos os dias, exceto perto da Lua Nova e na fase de Lua cheia. Para que a observação diurna aconteça, também é necessário que ela esteja acima do horizonte durante 12 horas por dia. E é dentro dessa “janela” que coincide de observarmos a Lua durante o dia, que reflete a luz do Sol. 

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: