Você não vai acreditar na quantidade de tralhas que já deixaram na Lua

21/01/2015 às 13:242 min de leitura

Há algum tempo postamos aqui no Mega Curioso uma matéria sobre algumas das coisas que os astronautas já deixaram na Lua, como as famosas bandeiras, equipamentos e até cocô. Nela explicamos que muitos dos itens foram deixados para trás com o objetivo de aliviar a carga das naves para as viagens de retorno à Terra, já que uma enorme quantidade de amostras foi trazidas para cá.

Além disso, de certa forma, o abandono desses elementos todos pode ajudar os cientistas a descobrir o que acontece com diferentes materiais no espaço. No entanto, conforme aponta Adam Clark Estes do portal Factually, a lista de tralhas deixadas pelos seres humanos em solo lunar é enorme e supervariada. Afinal, sabe como é... Por que deveríamos nos restringir em emporcalhar apenas a Terra se a Lua está lá dando sopa, toda branquinha?

Segundo Clark, inclusive existe um site inteiro especialmente dedicado em revelar tudo que o foi deixado pelos astronautas na Lua — uma quantidade de coisas que somam cerca de 200 toneladas! Aqui no Mega Curioso mesmo já postamos uma lista com alguns dos itens mais inusitados, contudo, Megan Garber do portal The Atlantic conferiu o relatório completo e fez a gentileza de selecionar mais tralhas interessantes para a gente.

Lixão lunar

Entre os itens, os astronautas abandonaram na Lua câmeras de TV, várias máquinas fotográficas Hasselbad, kits de higiene pessoal, lenços umedecidos usados, toalhas, mantas térmicas, mochilas, embalagens vazias de comida espacial, revistas, cinco bandeiras norte-americanas, 12 pares de botas e um telescópio banhado a ouro.

Calma, tem mais: diversos martelos, pás, ancinhos, pinças e vários dardos improvisados. Além disso, outros itens são uma peça de ouro na forma de um ramo de oliveira, um broche de prata do astronauta Alan Bean, uma medalha em homenagem aos cosmonautas russos Vladimir Komarov e Yuri Gagarin, assim como uma pequena escultura de prata em tributo aos astronautas soviéticos e norte-americanos que morreram durante missões ao espaço.

Como se isso tudo fosse pouco, existem mais de 70 estruturas espaciais — entre módulos, sondas e naves — abandonados na Lua, juntamente com nada menos do que 96 bolsas de urinas, vômito e fezes. Agora, diga lá, caro leitor, se não encontrarmos formas de controlar a quantidade de coisas deixadas no satélite, você não acha que daqui a pouco deveriam instalar um aterro sanitário lunar?

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: