Você sabia que o ‘lado escuro’ é mais claro do que o ‘lado próximo’ da Lua?

19/01/2016 às 07:272 min de leitura

A Lua sempre foi muito observada e admirada por nós humanos. Não foi à toa que nós fomos visitá-la algumas vezes e a estudamos tanto. Aqui, no Mega Curioso, o satélite natural da Terra está sempre marcando presença, como no artigo em que apresentamos uma imagem da NASA que mostra o lado escuro da Lua.

Pois bem, uma publicação do site KnowledgeNuts revela que o lado que nós conhecemos como “mais próximo” pode ser mais escuro do que o chamado “lado escuro da Lua”. A verdade é que, até que a sonda soviética Luna 3 e as missões Apollo revelassem o outro lado do nosso satélite natural, que não contém os “mares lunares”, responsáveis pelas manchas mais escuras na superfície do astro, nós não sabíamos nada sobre a parte que não está virada para nós.

Foto da missão Apollo 11, a primeira que levou o homem à Lua

Sim, é importante lembrar que daqui da Terra nós só enxergamos um lado da Lua, pois a rotação ocorre na mesma velocidade em que ela orbita o planeta e mantém a mesma parte da superfície voltada para cá. Como o satélite natural também orbita o Sol, a verdade é que o lado que nós não enxergamos não é mais claro, nem escuro, do que aquele que está voltado para a Terra. Antes se imaginava que o brilho próprio da Terra tornava o lado próximo mais claro do que o lado escuro da Lua, o que não procede.

No entanto, os mares lunares, que são formados de pedras de lava basáltica expelida em erupções vulcânicas passadas e causam as manchas escuras na superfície do astro, cobrem cerca de 30% do lado da Lua que está mais próximo da Terra. Enquanto isso, na parte “escura”, essas áreas marcadas cobrem apenas 2%. Nesse local, a superfície lunar apresenta um número muito maior de crateras originadas por impactos de asteroides.

O que intriga os cientistas

A diferença na quantidade de mares e crateras entre os lados é a questão que causa mais dúvidas nos cientistas. Isso porque inicialmente se acreditava que a gravidade terrestre protegia o “lado próximo” do impacto de asteroides e cometas, enquanto o mais afastado não. Porém, segundo cálculos matemáticos, apenas 1% desses corpos que atingiriam a face voltada para nós são bloqueados pelo planeta.

A teoria foi deixada de lado na medida em que se constatou que a distância da Terra para a Lua é de 40 vezes o tamanho do planeta, pois há espaço suficiente para que esses corpos se coloquem entre as duas. Então outras surgiram, e uma das mais fortes é a de que o satélite seria oblongo, que quer dizer que o comprimento é maior que a largura. Dessa forma, o lado mais próximo possui uma crosta consideravelmente mais fina que o outro.

Com os impactos das rochas na parte que fica mais distante do planeta, a crosta resistente apenas forma crateras. Já no lado mais fino, os choques provocam aberturas e rachaduras que causam erupções de lava basáltica, consequentemente, provocando um maior número de manchas escuras.

Qual, em sua opinião, é a teoria que melhor explica a formação da Lua? Comente no Fórum do Mega Curioso

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: