Sabe o que é isso na foto? Supostamente, a maior bola de pelos do mundo

09/02/2017 às 06:071 min de leitura

Você já ouviu o termo “tricobezoar gástrico”? Ele se refere ao acúmulo de pelos ou cabelos no estômago que acabam formando um emaranhado sólido — já que esse material não é digerido pelo organismo. É comum que os gatos, que se lambem constantemente para se limpar, formem essas massas e as vomitem de tempos em tempos. Além disso, não é raro encontrar acúmulo de cabelos no estômago de humanos diagnosticados com alguns transtornos psicológicos.

Pois, a bola que você viu na imagem acima, apesar de parecer ser uma bola de basquete feita de feltro, é composta por uma maçaroca de pelos e é considerada como o maior tricobezoar gástrico do mundo. De acordo com o pessoal do portal Atlas Obscura, ele se encontra em exposição no Museu Histórico do Condado de Finney, no Kansas, e, segundo a plaquinha informativa ao lado da bolota de pelos, ela mede cerca de 90 centímetros de circunferência.

Emaranhado impressionante

Esse enorme tricobezoar foi descoberto no estômago de uma vaca em 1993, quando o animal foi processado por um abatedouro da região, e era ainda mais impressionante quando foi removido! Molhadinho, ele pesava extraordinários 25 quilos e media 94 centímetros de circunferência.

A bola é realmente imensa!

Hoje, depois de ser moldado no formato da bola que você viu na foto, o tricobezoar ficou um pouco menor e, seco, pesa cerca de 9 quilos. Aliás, o pessoal do museu não se importa com os visitantes curiosos e que não resistem à tentação de tocar o emaranhado pelos. A única restrição mesmo é que a bolota não pode ser tirada do suporte onde ela se encontra. E você, caro leitor, teria coragem de acariciar essa bola de pelos? Aliás, você sabia que podiam existir tricobezoares tão grandes?

Últimas novidades em Estilo de vida

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: