9 pistas de pouso que deixam muita gente com medo de voar

24/02/2013 às 07:053 min de leitura

Por mais seguros que sejam os voos, viajar de avião ainda assusta muita gente. Mas, ao contrário do que a fobia nos faz acreditar, as chances de um acidente aéreo ocorrer são bem maiores nas dependências do aeroporto, seja no momento em que o avião está pousando, decolando, ou simplesmente taxiando.

Sendo assim, que tal começar a encarar o medo dando uma olhada nas horripilantes pistas de pouso e decolagem da lista a seguir? Afinal, depois de observar esses aeroportos assustadores, é provável que você se sinta mais seguro com as condições do seu próximo voo e até possa aproveitar o lanchinho servido pela tripulação. 

1. Pista que é praia e vice-versa 

O aeroporto de Barra, na Escócia, é um dos únicos do mundo cuja pista de pouso e de decolagem é uma praia, como pode ser visto na imagem que abre este artigo. Por causa disso, turistas devem tomar cuidado para não atrapalhar as atividades aéreas. Além disso, os voos são agendados de acordo com a maré, já que, em determinados períodos, a pista de pouso acaba submersa.

2. Aeroporto em meio ao delta de rio e às rochas

Copalis Beach Airport Fonte da imagem: Reprodução/Alex Derr

O Copalis Beach State Airport é o único aeroporto dos Estados Unidos a estar localizado em uma praia. Além de a pista de pouso e decolagem estar disponível apenas durante a maré baixa, ela também fica entre o delta de um rio e uma barreira de rochas, exigindo que o piloto seja muito habilidoso.

3. Pouso em montanha gelada

Aeroporto de Courchevel e sua pista assustadora Fonte da imagem: Reprodução/Wikipedia

O aeroporto de Courchevel, na França, é, sem sombra de dúvidas, um dos mais horripilantes do mundo. O motivo principal é o fato de a pista ter apenas 525 metros de comprimento e uma inclinação de 18,5 graus. Por isso, apenas aviões de pequeno porte podem pousar e decolar nesse aeroporto.

4. Pista perto de precipício

Você teria coragem de pousar no Matekane Air Strip? Fonte da imagem: Reprodução/Wikipedia

Em Lesoto, na África, o aeroporto Matekane Air Strip é famoso por ter uma das pistas de pouso e decolagem mais assustadoras do mundo. Com apenas 400 metros de extensão, a pista termina em um abismo de 600 metros de profundidade.

O Matekane Air Strip é usado, normalmente, por ONGs e médicos que precisam atender pessoas que moram nas remotas vilas daquela região.

5. Aeroporto de Toncontín, Honduras

No aeroporto de Toncontín, o corajoso piloto precisa realizar uma curva de 45 graus para a esquerda minutos antes de pensar em pousar na pista, que por sinal fica em um vale mais fundo, lembrando o formato de uma bacia. O maior avião suportado por esse aeroporto é o Boeing 757 e você pode conferir como é o pouso nesse aeroporto assistindo ao vídeo acima.

6. Um avião atravessando o trânsito

Em Gibraltar, a pista de decolagem atravessa uma avenida muito movimentada Fonte da imagem: Reprodução/Hoax-Slayer

Decolar ou pousar em uma pista comum já não é muito fácil. Agora, imagine uma pista que atravessa uma avenida e interrompe o trânsito momentaneamente. É isso o que acontece no Aeroporto Internacional de Gibraltar. Simplesmente incrível.

7. Montanha no Nepal

Um programa de TV sobre os aeroportos mais perigosos do mundo, exibido em 2010 pelo canal History Channel, elegeu o aeroporto de Tenzing-Hillary, no Nepal, como o mais perigoso do mundo. Famoso por ser o ponto de partida para muitos aventureiros dispostos a explorar o Everest, esse aeroporto possui pista de apenas 527 metros de comprimento, 20 metros de largura e fica a 2,7 mil metros acima do nível do mar.

Pousar em Lukla, no Nepal, requer muita coragem Fonte da imagem: Reprodução/Wikipedia

Some a tudo isso uma elevação de 11 graus na pista e uma montanha de 900 metros de altura em uma de suas cabeceiras, além do fato de que  as condições climáticas costumam ser muito desfavoráveis às atividades aéreas.

8. Aeroporto Juancho E. Yrausquin, Saba

Em Saba, abismos nas duas extremidades da pista Fonte da imagem: Reprodução/WikipediaPela imagem acima, você já foi capaz de identificar todos os problemas da pista de pouso desse aeroporto, certo? Mas caso seus olhos não acreditem no que veem, estamos aqui para descrever: localizada na ilha caribenha de Saba, essa pista possui apenas 400 metros de distância, tendo, em ambas as extremidades, oceano e abismos rochosos. Vai encarar?

9. Congonhas, São Paulo

Congonhas assusta pela proximidade com a área urbana Fonte da imagem: Reprodução/Wikipedia

Pode ser que, por estarmos acostumados, não percebamos como o aeroporto de Congonhas é esquisito, mas saiba que ele figura nas principais listas de aeroportos mais assustadores do mundo. A principal razão é a proximidade com a área urbana, estando a uma distância muito curta de uma das avenidas mais movimentadas da cidade.

Imagem

Últimas novidades em Estilo de vida

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: