Veja quais são os lagos mais bonitos e estranhos do mundo

30/08/2013 às 12:493 min de leitura

Os lagos normalmente são belos espaços naturais, com águas cristalinas, calmas e com alguns peixes – um ótimo espaço para dar um mergulho, não é mesmo? Apesar de realmente serem locais bonitos, existem alguns lagos que apresentam características e formações um tanto bizarras, que por certos motivos não podem ser adentrados. Veja quais são alguns desses espaços e por que muitos deles são considerados tão estranhos:

1 – Laguna Colorada

Fonte da imagem: Reprodução/MMN

Esse lago avermelhado está localizado na Bolívia, caracterizado por ser bastante salgado. Pequenas ilhas brancas, compostas por sal, podem ser encontradas nas bordas do lago, graças ao excesso do material encontrado por lá. O tom vermelho é originado pela pigmentação de algas e alguns sedimentos. Os flamingos são elementos comuns na paisagem da Laguna Colorada, contribuindo para o visual peculiar do lugar.

2 – Lago Nyos

Fonte da imagem: Reprodução/MMN

O Lago Nyos está localizado na África, mais especificamente no país Camarões. Curiosamente, ele está posicionado em cima de um vulcão, liberando dióxido e monóxido de carbono em grandes quantidades. Por isso, ele é considerado um "lago explosivo", capaz de asfixiar as pessoas ao seu redor. Anteriormente, o Nyos já causou alguns desastres naturais no país, ocasionando mais de 1800 mortes em 1996.

3 – O Mar de Aral

Fonte da imagem: Reprodução/MMN

Anteriormente, o Mar de Aral foi um dos maiores lagos do planeta, localizado entre os países do Cazaquistão e do Uzbesquitão. Esse lago salgado diminuiu consideravelmente de tamanho nas últimas décadas (tornando-se em algumas regiões um verdadeiro deserto), graças aos projetos de irrigação criado pela extinta União Soviética que acabaram com os rios que o alimentavam. Hoje, é considerado um dos maiores desastres ambientais do mundo. Entretanto, cientistas dizem que ele já parou de encolher.

4 – Lago de Asfalto

Fonte da imagem: Reprodução/MMN

Chamado em inglês de "Pitch Lake", esse é praticamente um depósito de asfalto líquido (o maior do mundo, na realidade). O lago abrange um espaço de mais de 40 hectares, com áreas bastante rasas e outras que possuem mais de 70 metros de profundidade. A cor e a textura do lago é extremamente peculiar, já que em algumas regiões a concentração de asfalto é tão grande que a água se transforma em algo pegajoso, como se saísse de um filme de ficção.

5 – Lago Don Juan

Fonte da imagem: Reprodução/MMN

O Lago Don Juan foi descoberto em 1961 e está localizado na Antártida, envolto por geleiras e montanhas. Ele possui somente nove quilômetros de extensão, com um grau de salinidade de 40%. Isso faz do Don Juan o lago mais salgado do mundo (por isso que ele não consegue congelar, apesar de enfrentar temperaturas absurdas na Antártida). Para se ter noção, a temperatura do lago já atingiu – 30°C e não congelou, graças às grandes quantidades de sal.

6 – Mar Morto

Fonte da imagem: Reprodução/MMN

Apesar de possuir o título de mar no nome, essa formação geográfica é um lago. Localizado no Oriente Médio, esse lago contém concentrações altíssimas de sal, sendo também extremamente profundo. Ele está a mais de 1300 metros abaixo do nível do mar, classificado como o corpo de água de menor elevação do mundo. O alto grau de sal não permite que as pessoas nadem corretamente em suas águas, porém flutuar à deriva não é algo difícil de fazer no Mar Morto.

7 – O Lago da Cratera

Fonte da imagem: Reprodução/MMN

Esse lago está localizado no estado de Oregon, nos Estados Unidos. O local foi formado pela erupção do vulcão Mazama, que ocorreu há mais de sete mil anos. Hoje, o vulcão dorme tranquilamente nas águas do lago. Apesar de o lago estar cercado por montanhas e não ser alimentado por rios, os níveis de água é constantemente mantido graças as permanentes chuvas na região. Ele possui em torno de 10 quilômetros de extensão e mais de 350 metros de profundidade.

8 – Lago Baikal

Fonte da imagem: Reprodução/MMN

O lago Baikal, localizado na Rússia, é um dos lagos mais antigos (aproximadamente 25 milhões de anos), profundos (1680 metros de profundidade) e extensos (636 quilômetros de comprimento) do mundo. Suas águas claríssimas, quando não estão congeladas, revelam centenas de espécies que só podem ser encontradas por lá. É uma das maiores reservas de água do mundo, abrigando em torno de 20% de água potável do planeta. 

Imagem

Últimas novidades em Estilo de vida

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: