Giethoorn: conheça o encantador vilarejo holandês no qual não existem ruas

17/05/2014 às 07:342 min de leitura

Como você sabe, em Amsterdã existem muitos, muitos canais — que que somam mais de 100 quilômetros —, o que rendeu à cidade o apelido de “Veneza do Norte”. No entanto, essa característica não é uma exclusividade da capital holandesa, pois no país existe um vilarejo chamado Giethoorn no qual não existem ruas e o acesso só ocorre através de barco.

O local é simplesmente encantador, e a população — composta por 2.600 habitantes — vive em pequeninas ilhas particulares e circula pelo vilarejo através de pequenas embarcações. Os deslocamentos também podem ser feitos a pé, e as travessias ocorrem por meio das 180 pontes de madeira que fazem a conexão ao longo dos cerca de 6,5 quilômetros de canais.

Giethoorn foi fundado no século 13 por um grupo de fugitivos vindos da região do Mediterrâneo, que se estabeleceram ali e começaram a explorar a terra. No entanto, o vilarejo só foi se tornar conhecido em 1958, quando um famoso cineasta holandês usou o local como locação de um filme. Desde então, Giethoorn se transformou em um popular destino turístico.

Além de várias exposições e museus, aos finais de semana uma embarcação em forma de plataforma leva a banda do vilarejo pelos canais enquanto os integrantes tocam para os habitantes e visitantes. Aliás, para os que decidem conhecer Giethoorn, é possível contratar guias especializados ou alugar embarcações a motor, remo e até mesmo as do tipo gôndola, que se movem com a ajuda de varas que são usadas para empurrar o barco pelo leito do canal.

Muitas das residências que existem hoje em Giethoorn são antigas casas rurais do século 18. As adoráveis propriedades exibem jardins bem cuidados e repletos de flores, e muitas contam com telhados feitos de palha. Mas não pense que o local é apenas visitado durante os meses mais cálidos do ano! Durante o inverno, Giethoorn se torna um popular destino para os que adoram patinar no gelo, que se divertem sobre as águas congeladas dos canais. Veja:

Os habitantes locais não ficaram muito felizes com a invasão de turistas, alegando que o movimento tirou um pouco do sossego de todos — já imaginou a tranquilidade de Giethoorn, por onde a circulação de veículos foi proibida a população é superpequena! Isso sem contar que eles também reclamam (e com razão) de que não é nada agradável ter desconhecidos olhando constantemente para dentro de suas casas. Confira mais imagens deste encantador vilarejo:

Últimas novidades em Estilo de vida

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: