Os 10 mictórios e banheiros públicos mais sensacionais do mundo

02/10/2015 às 05:434 min de leitura

Talvez uma das melhores sensações que um ser humano pode desfrutar é a de alívio após vários minutos apertado com uma baita vontade de urinar. O aperto da bexiga pode ser tão agoniante que não justifica, mas indica o motivo pelo qual algumas cidades têm problemas com os “mijões de rua”, principalmente os foliões de carnaval ou de qualquer festa em local público.

Infelizmente, muitas vezes a educação não supera as necessidades, e o pessoal faz xixi onde bem entender. Aqui no Mega Curioso, já mostramos que até no mar é mais educado e higiênico esvaziar a bexiga do que na rua, num poste ou em um muro qualquer. E agora, uma lista publicada pelo site Oddee apresenta lugares em que o ato de fazer xixi fica mais divertido e ajuda a evitar o esvaziamento da bexiga em locais inapropriados, já que são os 10 banheiros públicos e mictórios mais sensacionais do mundo. Confira:

1. O banheiro bolo gigante

O que você acharia de tirar a água dos joelhos em um lugar que parece mais uma confeitaria em um parque de diversões do que um banheiro propriamente dito? Bem, se você sentiu algo positivo em relação a isso, esse é o seu local.

Por fora, ele parece um bolo gigante. Por dentro, a decoração mostra imagens de sorvete, frutas vermelhas, caldas e creme. Essa obra de arte é um dos principais projetos do festival The Oita Toilennale, realizado no Japão, dedicado a banheiros públicos (sim, acredite, existe um festival para isso).

2. “Mictóbarão”

Um simples mictório de porcelana foi transformado em uma enorme boca de tubarão com duas fileiras de dentes que farão você relembrar as piores passagens dos filmes da série que iniciou com o longa de Steven Spielberg em 1975. Esse belo trabalho fica no restaurante Jack Astor’s, em Toronto, no Canadá. Além da escultura impressionante, há um aviso logo acima, na parede: “Cuidado com onde você vai balançar essa sua isca”.

3. O banheiro público de esculturas de Matakana, Nova Zelândia

Feitas inteiramente de concreto moldado, as esculturas desse banheiro levaram sete anos para serem concluídas e estão abertas ao público desde 2009. O projeto foi o vencedor de um concurso promovido pela pequena cidade de Matakana, na Nova Zelândia. O responsável pela obra, Steffan de Haan, na época, era apenas estudante do primeiro ano de belas-artes da Escola Elam da Universidade de Auckland. Entre os 25 inscritos, ele venceu 12 arquitetos comerciais e designers conceituados.

4. O melhor banheiro dos Estados Unidos (2013)

Sim, entre os muitos pontos turísticos que você pode visitar nos EUA, está o banheiro do Teatro Vasity, na cidade de Dinkytown, em Minneapolis. Muito estilizado e peculiar, o local foi eleito o melhor banheiro do país em uma votação nacional promovida por uma marca de acessórios para toaletes em 2013. Segundo o gerente de marketing da companhia responsável pelo concurso, John Engel, a sensação é de estar visitando um antigo castelo europeu.

5. O maior mictório público do mundo

É um recorde mundial: é o maior banheiro público do mundo e fica na cidade de Chongqing, na China. São mais de mil sanitários espalhados por quatro andares, em quase 3 mil metros quadrados de construção. A fachada do prédio tem característica egípcia, e, dentre os vasos e mictórios, há diversos formatos. Os destaques são para alguns que lembram a Virgem Maria e outros que têm a forma de um crocodilo com a boca aberta.

6. O banheiro público retrátil

Durante o dia, apenas um detalhe no chão; à noite, modernos e bonitos mictórios públicos. Buscando atender a alta demanda de locais onde há grande consumo de bebidas, esses banheiros são programados para emergir do solo às 10h da noite e voltar à posição inicial às 3h da manhã. A empresa criadora desse item inovador é a holandesa Urilift.

O preço é bem salgado: £ 45 mil (mais de R$ 270 mil). Mesmo caro, poderia ser uma saída interessante para o problema dos mijões de rua em algumas cidades, não acha?

7. O banheiro público desmontável com vista para a natureza

Desmontável e totalmente projetado para se integrar à paisagem natural que o cerca, esse sanitário público está localizado em um playground do Parque Heemraadssingel, em Roterdã, na Holanda. O conceito foi criado por arquitetos para ser temporário e substituir algumas peças de banheiros móveis, que eram um problema na cidade. Além de visualmente não atrapalhar a paisagem, há uma abertura no teto pela qual é possível observar as árvores e contemplar a luz do sol enquanto se faz as necessidades.

8. Toaletes do Parque Perry Lakes

Depois de um tempo fechado para o público, o Parque Perry Lakes reabriu, e uma empresa de arquitetura foi contratada para construir um pavilhão. Mais tarde, solicitaram à mesma companhia que desenvolvesse banheiros para serem instalados para o público, e ela concebeu três projetos únicos que foram construídos.

Dentre as três opções, há a construção mais longa, que possui duas paredes feitas em madeira que direcionam para uma única árvore próxima ao local. O segundo projeto é o “banheiro monte”, cujos arredores são cercados por um complexo de banho de lama e serviços. Já o mais alto inclui uma treliça leve, de alumínio, que pode ser vista da parte externa. Esse projeto tem bordas de cedro que direcionam para uma abertura na parte superior com vista para a copa das árvores.

9. Mictório controle de video game

Você tira água dos joelhos e tenta acertar os botões localizados no sanitário para controlar as ações em um jogo cujas imagens passam em uma tela logo acima, na parede. Esse conceito inovador está instalado nos banheiros de um time de baseball da divisão de acesso, no estado da Pennsylvania, EUA.

10. O banheiro de vidro

Inspirado em uma construção com o conceito “Não perca um segundo”, da artista italiana Monica Bonivicini, localizada próximo a um museu na Suíça, este exemplar reduzido está na pequena cidade de Sulphur Springs, no Texas, EUA. Para não deixar de observar o que acontece no ambiente, este banheiro é feito totalmente de vidro. Além disso, seu espelhamento externo, além de evitar que as pessoas olhem os usuários em seus “momentos de meditação”, reflete todo o ambiente que está ao seu redor, deixando a paisagem ainda mais bonita.

Qual dos 10 banheiros mais sensacionais do mundo você gostaria de visitar? Comente no Fórum do Mega Curioso

Últimas novidades em Estilo de vida

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: