De acordo com o site WIRED, o primeiro turista espacial da história — o empresário norte-americano Dennis Tito — deve anunciar em breve os seus planos de viajar a Marte. Segundo a publicação, Tito pretende lançar uma missão tripulada ao Planeta Vermelho em janeiro de 2018, a qual consistiria em uma viagem de ida e volta com duração de 501 dias.

Depois de pagar US$ 20 milhões (cerca de R$ 40 milhões) para visitar a Estação Espacial Internacional em 2001, Tito decidiu fundar uma companhia sem fins lucrativos — a Inspiration Mars Foundation — para poder desenvolver suas próprias missões. A intenção de enviar uma nave a Marte é a de obter mais experiência, conhecimento e incentivos para a “próxima grande era de exploração espacial”.

Até o momento, não existem muitos detalhes sobre o empreendimento, como o custo estimado da viagem, quem participará dela ou como serão garantidas a segurança e a integridade física dos tripulantes. Contudo, na próxima quarta-feira, dia 27 de fevereiro, uma equipe de especialistas liderada por Tito deverá fornecer mais informações durante uma coletiva de imprensa em Washington. Aguarde novidades aqui no Megacurioso!