Curiosity detecta presença de água no solo de Marte

27/09/2013 às 04:521 min de leitura

Já fazia algum tempo que não tínhamos notícias de Curiosity, o incrível explorador espacial que está vasculhando o Planeta Vermelho em busca de todo tipo de informações. Na verdade, o equipamento andava quietinho por estar se preparando para enfrentar o inverno marciano, mas eis que realizou uma descoberta superimportante: existe água no solo de Marte!

De acordo com o The Guardian, a NASA publicou uma série de artigos científicos sobre a descoberta há uma semana, detalhando os experimentos realizados para que os pesquisadores da agência chegassem a essa conclusão. No entanto, não pense que a Curiosity se deparou com um lago imenso ou, ainda, com uma praia pitoresca!

Água!

Fonte da imagem: Reprodução/NASA

Segundo as informações, aproximadamente 2% do solo de Marte é composto por água, o que significa que possíveis colonizadores poderiam obter — de maneira relativamente fácil — cerca de um litro da substância em sua forma líquida a cada 0,03 metros cúbicos de superfície. Isso também significa que a descoberta é especialmente importante quando consideramos futuras missões ao Planeta Vermelho, pois facilitaria bastante a permanência de astronautas.

Para chegar a esse resultado tão preciso, os pesquisadores avaliaram as análises realizadas pela Curiosity a partir de amostras de solo. Conforme explicaram, o explorador conta com um laboratório integrado repleto de instrumentos supersensíveis. Assim, o equipamento aqueceu as amostras a 835° C, liberando todas as substâncias voláteis presentes no solo que, então, foram identificadas e medidas.

Como você sabe, esta não é a primeira vez que o pessoal da NASA detecta sinais de presença de água no Planeta Vermelho. Descobertas anteriores apontam para um passado com abundância dessa substância, provavelmente em uma proporção semelhante à presente na Terra atualmente. Agora só falta a Curiosity encontrar algum sinal de que Marte também abrigou organismos vivos.

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: