Marte poderá se tornar um planeta com anéis, como Saturno

26/11/2015 às 06:442 min de leitura

Conforme já explicamos em matérias anteriores aqui do Mega Curioso, embora Saturno seja famoso por seu espetacular sistema de anéis, ele não é o único planeta do Sistema Solar a contar com essa característica. Urano, Netuno e Júpiter também possuem os seus e, de acordo com Irene Klotz, do portal Discovery News, outro de nossos vizinhos poderá entrar para o clubinho de astros com anéis: Marte!

Segundo Irene, não é nenhum segredo que Fobos, a maior das luas conhecidas de Marte, vem perdendo altitude devido à gravidade marciana e “caindo” em direção ao planeta a um ritmo de 2 metros a cada 100 anos, o que significa que um dia ela será destruída. Além disso, um estudo realizado recentemente por cientistas da NASA revelou que o satélite — que possui um diâmetro de 26 quilômetros na altura do equador — já apresenta sinais de problemas.

Atração fatal

Fobos se encontra a uma distância de pouco mais de 9 mil quilômetros de distância de Marte — para você ter uma ideia, a Lua está a aproximadamente 394 mil quilômetros da Terra atualmente — e mostra evidências de grande estresse em sua superfície — como a presença de fissuras, fraturas e poros —, provocado pela força gravitacional do planeta.

Além disso, de acordo com David Szondy, do portal Gizmag, pesquisadores da Universidade da Califórnia em Berkeley revelaram que o satélite sofreu um catastrófico impacto no passado, que o deixou estruturalmente vulnerável. Portanto, conforme a lua for sendo “puxada” por Marte, ela — que, conforme disseram os cientistas, mais se parece com uma bola de granola do que um astro sólido — não resistirá à atração.

De lua a anel

O estudo realizado pelos pesquisadores de Berkeley também apontou que, em vez de Fobos simplesmente desaparecer por completo, dentro de um intervalo entre 20 e 40 milhões de anos, a lua provavelmente se desintegrará deixando uma nuvem composta por milhões de fragmentos que formarão um sistema de anéis ao redor de Marte.

A pesquisa apontou ainda que, em um primeiro momento, os anéis — novinhos em folha — de Marte serão tão densos quanto os de Saturno e devem permanecer ao redor do planeta por um período entre 1 milhão e 100 milhões de anos. Depois disso, os cientistas explicaram que os fragmentos maiores deverão colidir contra a superfície marciana, deixando crateras pelo caminho, enquanto os pedaços menores cairiam na forma de chuvas de meteoros.

Você ficou curioso em saber se o novo adereço de Marte será visível aqui da Terra? Segundo os pesquisadores, os anéis de Saturno são muito visíveis porque são compostos principalmente de gelo, que, por sua vez, é muito eficiente na hora de refletir a luz. Os que se formarão ao redor do Planeta Vermelho, por outro lado, consistirão em fragmentos de rocha e poeira, portanto não é certeza que eles sejam muito visíveis daqui.

Contudo, caso Marte tenha sido colonizado até lá, o sistema de anéis formado pela destruição de Fobos oferecerá uma vista incrível para os terráqueos — ou quem quer que seja — que esteja de visita em terras marcianas.

Se você pudesse escolher, para qual planeta do Sistema Solar você gostaria de viajar? Comente no Fórum do Mega Curioso

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: