Quanto tempo se leva para contar até 1 bilhão?

04/04/2019 às 08:003 min de leitura

A maioria das pessoas consegue contar sem muita dificuldade, mas nosso cérebro tem um limite quando a matemática entra em campo (insira aqui seu trocadinho, caro engenheiro) e, na verdade, nem conseguimos imaginar quantidades muito grandes. É por isso que não apenas não nos concebemos contando até 1 bilhão como também não conseguimos, de primeira, dizer quanto tempo uma pessoa levaria para realizar tal feito.

Vamos por partes e, de início, imaginemos a contagem de 1 milhão, certo? Contando de um em um, em voz alta, uma pessoa passaria 23 dias para chegar a essa marca, de acordo com as pesquisas feitas por Karl Smallwood, do Today I Found Out.

Smallwood se baseou em um livro didático de David M. Schwartz, cujo objetivo é nos fazer visualizar grandes números e, apesar de confiar em suas fontes, ele chegou à conclusão de que esse valor ainda não é o correto, pois subestima significativamente o tempo real necessário para que uma pessoa complete a tarefa ingrata.

Como fazer?

Partimos, então, do tempo médio que cada número leva para ser pronunciado, e aí já temos um problema grande, afinal você leva muito menos tempo para dizer “dois” do que para dizer “treze mil setecentos e noventa e quatro”. Ainda assim, Smallwood trabalhou com a velocidade média de dois segundos por número.

Aí, para complicar, o cara nos lembra que, contando incansavelmente por horas a fio, acabaríamos ficando cansados, e a fadiga possivelmente nos faria diminuir a velocidade da contagem – então quanto tempo uma pessoa realmente levaria para contar até 1 milhão? Bem... A resposta para isso, graças aos cálculos acirrados de um cara chamado Jeremy Harper, é de 89 dias!

A melhor parte desse cálculo bizarro não é o resultado, mas o método. Sabe como Harper conseguiu nos dar essa resposta? Contando, ele mesmo, até 1 milhão entre o dia 18 de junho até o dia 14 de setembro de 2007 – a contagem foi transmitida ao vivo, para quem quisesse acompanhar. Isso é que é empenho, hein!

Pode, Arnaldo?

Harper, que é engenheiro de software, aceitou fazer o desafio e, para dormir, comer e basicamente não morrer, ele não passou obviamente todo esse tempo contando, mas em média 16 horas por dia, o que já é uma grande insanidade.

É possível que a contagem seja feita em menos tempo, é claro, mas Harper tinha noção de que seu corpo e sua mente precisavam descansar. Além do mais, o engenheiro usou o experimento para fazer caridade e, durante o tempo de contagem, arrecadou US$ 12 mil, que foram encaminhados a uma instituição que ajuda deficientes físicos.

De quebra, Harper foi reconhecido como a pessoa que mais contou em toda a História e foi parar no Guinness Book por isso. Depois de todo esse tempo se dedicando a contar em velocidade considerada rápida, Harper disse que as câmeras que o monitoravam o tempo todo o ajudaram a se manter lúcido. Na hora de dizer o tão esperado 1 milhão, Harper perdeu o controle e, de acordo com ele, foi como se uma grande bolha se estourasse.

UAU

Em 89 dias, o contador corajoso ficou 1.424 horas em vigília, contando sem parar. Em relação aos cálculos de Schwartz, Harper foi 2,6 vezes mais lento, já que levou 5,13 milhões de segundos para cumprir a missão.

E agora que temos esses dados com atestado empírico, fica a pergunta: e quanto tempo levaria para que uma pessoa conseguisse contar até 1 bilhão? A conta, que fique claro, é apenas uma estimativa e, partindo dos valores obtidos com o experimento maluco de Harper, que ficou 16 horas por dia na contagem, chegamos ao total avassalador de 5.126.400.000 segundos ou 1.424.000 horas.

Adicionando as 8 horas de descanso por dia, chegamos a absurdos 80 mil dias, o que dá nada menos que 244 anos – ou seja: quando alguém disser a você que nada é impossível, você já sabe o que responder, né? Contar até 1 bilhão é, sim, impossível.

Impossível contar e imaginar

E se você pensa em não fazer pausas, saiba que mesmo assim o seu tempo de vida na Terra não seria suficiente: sem as horas de descanso, precisaríamos de 59.333 dias, o que equivale a 163 anos.

Acha que o resultado é grande? Pois então, calma lá, que nessa altura do campeonato a gente precisa considerar que os números, à medida que ficam maiores, levam mais tempo para serem pronunciados – ou você falaria quatrocentos e trinta e nove milhões setecentos e cinquenta e quatro mil e quinhentos e noventa e cinco assim tão rápido?

Na verdade, por causa desses números imensos, a média, com uma grande margem de erro, sobe para 6,5 segundos. Aí, imaginando um cenário de 6 segundos por número, a conta vai para 1.666.667 horas, ou aproximadamente 285 anos. Ou seja: uma pessoa levaria entre 244 e 285 anos para terminar a contagem, se fizesse isso por 16 horas ao dia.

***

Você sabia que o Mega Curioso também está no Instagram? Clique aqui para nos seguir e ficar por dentro de curiosidades exclusivas!

Últimas novidades em Educação

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: