Paciente do maior transplante de rosto da História faz nova aparição

25/08/2016 às 10:392 min de leitura

Recentemente, nós aqui do Mega Curioso postamos uma matéria — você pode acessá-la através deste link — na qual falamos a respeito da divulgação de novos detalhes sobre o mais extenso transplante de rosto realizado até agora. Conforme explicamos, o procedimento aconteceu há cerca de um ano nos EUA, e transformou a vida do bombeiro Patrick Hardison, que teve a face completamente destruída quando combatia um incêndio em 2001.

Esse é Patrick Hardison antes do transplante, durante sua recuperação e como ele está agora

No acidente, as chamas não se limitaram a apenas desfigurar o rosto de Hardison: elas consumiram suas orelhas, pálpebras, lábios, quase o nariz completo, todo o cabelo e pelos faciais. Com isso, além de evitar se expor publicamente por causa da aparência, o bombeiro ficou impossibilitado de dirigir ou dormir direito por conta da falta de pálpebras, passou a ter dificuldades para respirar, se alimentar e se comunicar.

Transformação

Em agosto do ano passado, Hardison recebeu o rosto de um doador, um jovem de 26 anos chamado David Rodebaugh que teve morte cerebral após um acidente de bicicleta. Por sorte, tudo correu bem e o transplante foi um verdadeiro sucesso. Inclusive, na matéria anterior aqui do Mega Curioso, nós postamos uma série de imagens do procedimento, incluindo uma que mostrava o progresso da recuperação de Hardison até — provavelmente — o comecinho deste ano.

Hardison com a família durante uma viagem à Disney — ele é o rapaz charmoso que está de chapéu e óculos escuros

E agora, um ano mais tarde, novas imagens do bombeiro finalmente se reintegrando à vida em sociedade com sua nova face voltaram a ser divulgadas. Na verdade, o resultado é singular! A única característica que, talvez, entregue o fato de o rosto não ser naturalmente seu são os olhos, que parecem ligeiramente “tristonhos”. Veja que incrível:

Hardison atualmente

Segundo Harding, ele ainda sente uma leve dor e formigamento na face, mas já conseguiu reduzir a quantidade de medicamentos, que costumavam ser 15 pílulas pela manhã e outras 15 à noite, para seis de manhã e apenas quatro no fim do dia. O bombeiro também contou que já consegue dormir bem melhor — e que as pessoas já não o encaram mais quando ele se encontra em público.

Nova vida

A vista de Hardison também melhorou dramaticamente, já que antes do transplante ele não possuía pálpebras e só conseguia enxergar através de pequenas aberturas que limitavam muito seu campo de visão. Desde a cirurgia, ele fez entre seis ou sete “retoques” para adaptar melhor o rosto, e deverá passar por outro procedimento em breve para ajustar a testa e as sobrancelhas. Ou seja, a aparência de Hardison se tornará cada vez mais “normal”.

E por que ele não deveria se sentir "normal"? Olhe para ele agora!

De acordo com os médicos que realizaram o transplante, Harding não apresentou qualquer sinal de rejeição até agora — uma complicação bastante comum em procedimentos desse tipo. Ademais, as novas pálpebras devolveram a ele capacidade de piscar, além de preservar sua visão, sem falar que a cirurgia consistiu no transplante de tecido mole da face mais extenso já realizado. Veja mais imagens de Hardison na galeria a seguir:

Galeria 1

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: