Para onde vão as meias que somem na máquina de lavar?

17/02/2018 às 03:001 min de leitura

Você compra um pacote de meias e começa a usá-las normalmente. Algumas lavagens depois e já é impossível formar um par porque algumas simplesmente desapareceram. Afinal, onde é que essas meias foram parar? Essa pergunta pode ter duas respostas.

A primeira tem menos a ver com máquinas de lavar gulosas e mais com a forma como a nossa mente funciona. O psicólogo Simon Moore e o estatístico Geoff Ellis foram contratados pela Samsung para fazer um estudo sobre o assunto no Reino Unido.

Eles descobriram que cada britânico perde cerca de 15 meias por ano, o que significa um total de 84 milhões de desaparecimentos no país. De acordo com Moore, isso é causado por uma distorção no nosso julgamento.

O pesquisador percebeu que há uma relação entre a quantidade de moradores em uma casa e o número de meias desaparecidas. Isso acontece porque, quando percebemos que uma meia sumiu, tendemos a pensar que a obrigação de achá-la é de outra pessoa.

Outra causa é a heurística, o nosso método de encontrar soluções para um problema. Quando a tal meia desaparece, as pessoas costumavam procurar rapidamente e nos lugares mais óbvios, antes de desistir e aceitar a perda.

Sim, existe a possibilidade de a máquina ter comido sua meia

Entretanto, para quem já revirou a casa inteira e não viu nem sinal da bendita meia, é uma boa ideia checar a máquina de lavar mais uma vez. O Whirlpool Institute of Home Science fez alguns testes e percebeu que sim, é possível que um dos pares tenha ido parar em um local difícil de acessar.

No vídeo, eles mostram como é fácil para um objeto pequeno, como nossas meias, escorregar e parar embaixo do tambor da máquina. Então, antes de se desesperar e achar que as peças de roupa estão criando vida e fugindo de casa, pode ser uma boa ideia conferir nesse lugar.

*Publicado em 13/9/2016

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: