Adolescente norte-americano desperta de coma fluente em espanhol

26/10/2016 às 06:501 min de leitura

Nós aqui do Mega Curioso já falamos a respeito de alguns casos extraordinários de pessoas que sofreram traumas na cabeça e acordaram de seus desmaios ou comas diferentes, como foi a mulher que voltou a enxergar depois de passar 21 anos cega, e outra que sofreu uma lesão cerebral e desenvolveu uma memória incrível.

Pois a história que vamos contar a seguir envolve um adolescente norte-americano que levou um chute na cabeça, passou vários dias em coma no hospital e acordou falando espanhol fluente em vez do inglês de sempre. De acordo com Doug Criss, do portal CNN, se trata de um rapaz de 16 anos de idade de Atlanta, chamado Reuben Nsemoh — que sofreu uma concussão durante um jogo de futebol.

Nova habilidade

Segundo Doug, os pais de Reuben revelaram que o adolescente sabia falar algumas palavras em espanhol, mas garantiram que ele não era, de forma alguma, fluente no idioma. A habilidade surgiu depois de o adolescente sofrer a forte pancada na cabeça há cerca de um mês — contudo, parece que o rapaz já voltou a perder um pouco da fluência e a recuperar seu idioma nativo, o inglês.

Reuben durante um jogo de futebol

Aparentemente, o trauma levou ao surgimento de uma condição extremamente rara conhecida como Síndrome do Sotaque Estrangeiro — sim, caro leitor, essa é uma síndrome real — na qual as lesões afetam regiões cerebrais envolvidas nas funções linguísticas, afetando os padrões de fala.

O primeiro caso de Síndrome do Sotaque Estrangeiro registrado foi o de uma mulher norueguesa que, em 1941, durante a Segunda Guerra Mundial, sofreu ferimentos na cabeça e acordou falando com sotaque alemão. Desde então, vários casos foram notificados, como o de uma australiana que acordou de um acidente de carro falando com sotaque francês, e o de uma britânica que foi dormir com uma baita enxaqueca e despertou com sotaque chinês.

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: