10 truques para eliminar os sintomas aflitivos da ansiedade e do estresse

16/11/2016 às 09:362 min de leitura

1 – Respirar profundamente

Essa prática simples, que pode ser feita em qualquer hora e lugar, ajuda nosso corpo a ficar mais relaxado e a sair da resposta lutar ou fugir, que é o que acontece quando estamos tensos.

2 – Comece a se aproximar, ainda que de maneira lenta, daquilo que mais te dá medo

O segredo aqui é fazer uma aproximação lenta daquilo que dá medo, de modo que a você passe a se sentir confortável com a situação. Vale para quase tudo: de medo de falar em público até pavor de chegar perto de um cachorro.

3 – Aprenda a reconhecer situações que desencadeiam sua ansiedade

Esse é um exercício de autoanálise, e basicamente o que você precisa fazer é tentar analisar friamente seus medos e a relação deles com as situações que desencadeiam crises de ansiedade. A partir daí, vale perguntar a si mesmo se esse medo é válido ou se ele é formado a partir de experiências que nem mesmo aconteceram. Não é necessariamente fácil conseguir fazer isso, mas é bom tentar algumas vezes, pois os resultados são bastante positivos.

4 – Pratique algum tipo de exercício físico

Ainda que essa dica não alegre a todos, a verdade é que movimentar o esqueleto faz com que nosso corpo libere endorfinas, fique com a temperatura mais alta e ainda tenha o sistema imunológico melhorado.

5 – Mude a forma como você enxerga a ansiedade

Pessoas que conseguem interpretar os sinais físicos da ansiedade como empolgação e não como nervosismo conseguem ter melhores desempenhos quando precisam falar em público ou cantar em karaokês, sabia?

6 – Faça uma análise ampla da situação

Como? Simples: faça uma lista das coisas que você acha que estão atrapalhando a sua vida e, em seguida, faça outra lista, com tudo aquilo que você tem e gosta. Depois compare.

7 – Entenda que a ansiedade é o medo do futuro, e não do presente

Por instinto, sentimos medo daquilo que possa colocar nossa vida em risco por algum motivo. Para não deixar que esse medo tome proporções exageradas e se transforme em uma crise de ansiedade, é preciso treinar o cérebro para que ele entenda que tememos pelo que pode acontecer e não pelo que está acontecendo.

8 – Ajude outras pessoas

Quando somos úteis de alguma maneira para algumas pessoas, seja por meio de uma gentileza cotidiana ou através de alguma ajuda mais substancial, tendemos a sentir menos o poder das emoções negativas que nos fazem viver momentos estressantes e/ou de ansiedade.

9 – Beba café regularmente

Essa é boa para quem gosta da bebida: já é comprovado que a cafeína nos ajuda a ter resiliência para conseguir lidar com momentos estressantes.

10 – Aceite as vantagens de estar estressado

Ainda que o estresse não seja lá a melhor sensação de todas, a verdade é que ele tem suas vantagens e pode ser um sinal de que sua vida tem um grande propósito. Além do mais, pensar sobre o lado positivo do estresse, que pode fazer com que uma pessoa trabalhe melhor, por exemplo, é uma forma de melhorar a resposta que o seu corpo tem diante de uma situação desafiadora.

***

Se você já testou algum desses métodos e tem uma opinião sobre a eficiência deles, conte para a gente nos comentários!

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: