Afinal, como a Psicologia pode ajudar uma pessoa a ter uma vida melhor?

20/12/2016 às 10:512 min de leitura

1 – Autoconhecimento

Sim, você sabe seu nome, endereço e tipo sanguíneo. Sabe quais são seus filmes e livros favoritos e tem noção de quais comidas prefere. Ainda assim, é bem possível que você não se conheça tão bem quanto imagina, afinal, muitas de nossas escolhas, atitudes e de nossos padrões de pensamento têm a ver com questões mais profundas.

A partir do momento em que contamos com a ajuda de um profissional, conseguimos descobrir que experiências antigas nos ajudaram a ser como somos hoje e, então, fica mais fácil mudar aquilo que incomoda e melhorar o que pode ser melhorado. Isso é autoconhecimento.

2 – Compreensão da natureza humana

A Psicologia é um ótimo meio de entender que seres humanos são criaturas que, como parte da natureza, evoluem com ela. As questões existenciais de uma pessoa contemporânea certamente são diferentes das dos índios que estavam no Brasil quando os portugueses colonizaram nosso país. Essa evolução antropológica interfere, sim, na psique humana.

Estudar a fundo a Psicologia Evolucionária nos ajuda a compreender melhor nossas manifestações de agressão, sexualidade, domínio e de mecanismos de sobrevivência. Buscar entender o que há por trás do que chamamos de “instintivo” é sempre uma ideia interessante.

3 – Aprender a superar preconceitos

A Psicologia Social nos ajuda a ver formações sociais de outra maneira, de modo que passamos a reduzir nossos preconceitos e eventuais tipos de discriminação que possamos colocar em prática. Isso nos ajuda a entender por que, por exemplo, quando uma pessoa inocente é considerada sempre culpada de alguma coisa, ela passa a adotar um comportamento negativo. Enterrar preconceitos é uma bela forma de desenvolver empatia.

4 – Saber tomar atitudes certas para alcançar metas pessoais

A Psicologia nos ajuda a descobrir o que é que nos motiva e nos dá vontade de colocar a mão na massa. Isso é fundamental para aprendermos a fazer o que for preciso para alcançar metas e ter sucesso.

5 – Melhora a comunicação e a empatia

Aprender sobre inteligência emocional e comunicação não verbal pode nos ajudar a melhorar nossas relações sociais, sejam elas quais forem, e estabelecer conexões mais profundas e emocionais com as outras pessoas.

6 – Ser um pai ou uma mãe melhor

Essa é fácil de entender: estudar Psicologia é algo que nos faz compreender mais sobre educação e pedagogia, o que, se aplicado em casa, com os nossos filhos, é uma ótima maneira de fazer com que os pequenos cresçam bem e com uma mente saudável.

7 – Você se torna uma pessoa melhor

Por meio da Psicologia aprendemos a enxergar de maneira mais lúcida os conceitos de felicidade, perdão, gratidão e, inclusive, de sentido da vida. Dessa maneira, mudamos nosso comportamento social e a forma como enxergamos as mais diversas circunstâncias, o que nos torna pessoas mais tolerantes, felizes e com empatia.

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: