Sala virtual que simula consultório médico será apresentada no Brasil

12/06/2017 às 11:032 min de leitura

Entre as muitas novidades que serão apresentadas no 38º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp), que acontece de 15 a 17 de junho, no Transamérica Expo Center, situado na capital paulista, está a simulação da prática clínica no ambiente virtual.

A tecnologia nacional conhecida como Active Virtual Patient (AVP) é a primeira ferramenta de discussão de casos clínicos em realidade virtual da América Latina. Desenvolvida por médicos e programadores nacionais, o AVP permite, de maneira totalmente interativa, a simulação do atendimento no consultório e a inserção de várias condições clínicas reais em um mesmo contexto de treinamento e aprendizado.

Pioneirismo

O Congresso da Socesp será o pioneiro na utilização dessa plataforma de interação multimídia e simulação digital. O ambiente de atendimento é completo, com recepção, consultório médico e sala de exame físico, onde o médico presente poderá realizar o treinamento do atendimento de pacientes como se fosse em seu ambiente real de trabalho. Todos os exames laboratoriais e de imagem podem ser inseridos, o que torna a experiência ainda mais completa.

De acordo com o cardiologista Rodrigo Marques Gonçalves, responsável por apresentar a tecnologia no Brasil, o diferencial é a rapidez e facilidade no aprendizado, direcionando a discussão para uma situação mais realista. “A retenção de conhecimento teórico e prático, por meio de ferramentas de treinamento e ensino inovadoras, que utilizam simulação, é muito superior à dos modelos tradicionais existentes”, explica.

Tecnologia nacional

Além do Active Virtual Patient, o Congresso da Socesp de 2017 contará com a apresentação de tecnologias de realidade aumentada e impressão 3D, que auxiliam os médicos e estudantes no diagnóstico, análise e realização de procedimentos cirúrgicos das doenças cardiovasculares.

A startup BioArchitects, que desenvolve biomodelos, ou seja, réplicas de órgãos, ossos e outras estruturas anatômicas feitos a partir de exames de imagem, como uma tomografia, demonstrará in loco biomodelos de corações humanos, feitos com impressão em 3D, além de um dispositivo de realidade aumentada acessado por meio de um smartphone ou um tablet, que simula fielmente o coração, auxiliando o médico a diagnosticar possíveis patologias.

Biomodelo de coração

Ainda, a startup apresentará um óculos de realidade virtual, que permite ao médico visualizar com precisão as cavidades internas do coração. Segundo o cirurgião Luiz Antonio Rivetti, professor da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa, que já testou a eficácia de réplicas de corações impressos em 3D em quatro cirurgias de aneurisma de ventrículo esquerdo, “além de reduzir a curva de aprendizado, os biomodelos diminuem o tempo de cirurgia, permitindo que o cirurgião planeje o processo, auxiliando-o na segurança e eficácia na realização dos procedimentos”.

Conforme explicou Ibraim Masciarelli Pinto, cardiologista e presidente da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp), as inovações que serão apresentadas durante o congresso, além de representarem novos modelos de aprendizado, em sintonia com os tempos em que vivemos, estimulam a indústria e o desenvolvimento de tecnologias nacionais.

“Queremos ensinar as pessoas, e essas ferramentas interativas seguramente implicarão em um aprendizado mais efetivo e duradouro. Ao mesmo tempo, nós incorporamos esses modelos, porque reconhecemos os talentos existentes no país, que são capazes de criar soluções voltadas às nossas necessidades. Não é uma adaptação dos modelos internacionais, mas, sim, ferramentas que foram desenvolvidas sabendo como os brasileiros pensam e agem. A Socesp amplia suas ações voltadas à responsabilidade social, pois estamos propondo um novo modelo de interação entre médicos que identificam as necessidades de aperfeiçoamento profissional, mentes criadoras que desenvolvem novas opções e pessoas com espírito empreendedor que irão gerar empregos, contribuindo para o progresso do país”.

As tecnologias serão apresentadas em sessões específicas durante o evento, e os participantes poderão visualizá-las e testá-las durante a apresentação de casos clínicos reais. Com o tema central “Reduzindo a mortalidade por doenças cardiovasculares”, o Congresso da Socesp também contará com outras inovações, apresentação de estudos científicos e algumas iniciativas de sucesso promovidas em edições passadas.

*Via assessoria

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: