Por que crianças não devem dormir pouco

14/02/2019 às 04:002 min de leitura

Crianças devem dormir bem e por bastante tempo, até mesmo porque estão se desenvolvendo e, para isso, precisam de um cérebro que funcione adequadamente.

A privação de sono durante a infância é um péssimo negócio, e um estudo recente revelou que, além de fazer com que os pequenos fiquem mais rabugentos, dormir pouco é algo que acelera o envelhecimento das células das crianças, o que traz consequências a curto e a longo prazo.

Na medida em que nossas células se dividem, os telômeros, que são estruturas que ficam nas extremidades dos cromossomos, vão ficando mais curtinhos e, quando ficam muito pequenos, as células já não conseguem se dividir e se regenerar mais. É basicamente o que acontece quando envelhecemos.

O problema é que isso é um processo que ocorre com mais velocidade entre as pessoas que dormiram menos do que deveriam na infância. A descoberta foi feita pelos pesquisadores Sarah James e Daniel Notterman, da Universidade de Princeton.

Notícias preocupantes

Os cientistas fizeram uma análise profunda dos padrões de sono de 1.567 crianças norte-americanas com 9 anos de idade. Por meio da coleta de saliva dos pequenos, os pesquisadores conseguiram analisar amostras de DNA de cada um e, assim, avaliar a qualidade de seus telômeros.

Os resultados das análises revelaram que crianças que dormiam pouco já estão com os telômeros mais curtos – 1,5% menores para cada hora a menos de sono.

O encurtamento dessas estruturas é algo que tem relação com o desenvolvimento de alguns tipos de câncer, de doenças cardíacas e de problemas cognitivos, ainda que as crianças que tenham telômeros menores não apresentem sinais dessas condições. No entanto, elas podem desenvolver essas doenças com o passar do tempo e, de acordo com James, isso é algo que deixa os cientistas preocupados.

Pesquisas realizadas sobre o tempo de sono já revelaram que dormir mais é melhor do que dormir por pouco tempo. Não se sabe ainda se dormir mais é algo que possa melhorar a qualidade dos telômeros ou, quem sabe, até fazer com que eles cresçam um pouco, mas, de qualquer forma, é possível melhorar a qualidade de sono desde já. No caso das crianças, a recomendação é a de que durmam entre 9 e 11 horas por dia.

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: