4 distúrbios pra lá de malucos

26/08/2013 às 09:392 min de leitura

O cérebro humano ainda é um grande mistério, mesmo com todas as descobertas já feitas sobre ele. Esse órgão, que é simplesmente o que processa tanto o que você pensa quanto os comandos para que você mova seus dedos enquanto conversa freneticamente com alguém em pela internet, por exemplo, pode também sofrer de doenças complicadas, que influenciam a percepção que algumas pessoas têm do mundo no qual vivem — e isso é muito sério. Veja a seguir algumas síndromes bem bizarras:

1 – Síndrome de Cotard

Fonte da imagem: Reprodução/TheWalkingDead

Você já deve ter visto filmes ou séries sobre zumbis, não é? Mas será que você já encontrou alguém que acredita ser um zumbi de verdade? Algumas pessoas, portadoras da chamada Síndrome de Cotard, acreditam que estão mortas ou que podem simplesmente não existir. Além disso, há quem ache que não tem sangue correndo em seus órgãos internos – ou pior: que eles estão todos podres.

Essa síndrome pode ocorrer em pacientes que sofrem de distúrbios de personalidade e esquizofrenia. Há relatos de pessoas que chegam a ter alucinações e acreditam que cheiram à carne crua.

2 – Síndrome da cabeça explodindo

Fonte da imagem: Reprodução/TheDetroitBureau

Os pacientes que sofrem com esse distúrbio relatam que ouvem barulhos extremamente fortes, irritantes e perturbadores, como se fossem explosões, barulhos de tiros, gritos, vozes e ruídos elétricos. Detalhe: esses barulhos aparecem geralmente assim que as pessoas caem no sono e a sensação é a de que eles estão dentro da cabeça de quem os ouve.

Ainda não há cura ou tratamento para essa síndrome. Acredita-se que ela está relacionada a algum outro problema de sono e até o momento é ligada a altos níveis de estresse e cansaço.

3 – Síndrome do cheiro de peixe

Fonte da imagem: Reprodução/SaveMoneyTips

Conhecida também como trimetilaminúria, essa desordem é ocasionada pela falta de uma enzima específica, a trimetilamina. Se o corpo não consegue quebrar essa substância durante a digestão, ela acaba se construindo de outra maneira e é liberada no suor, na urina e no hálito da pessoa, fazendo com que ela exale odores típicos em peixes.

4 – Síndrome da retração genital

Fonte da imagem: Reprodução/AllTreatment

Ocorre em pessoas que têm a nítida sensação de que seus órgãos genitais – ou seios, no caso das mulheres – estão encolhendo e vão ser “engolidos” pelo próprio corpo até desaparecer completamente. Ela é mais comum na África e na Ásia e, em alguns casos, é encarada como reflexos de práticas religiosas.

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: