Estudo revela: homens sonham com desastres, e mulheres com relacionamentos

04/02/2014 às 10:392 min de leitura

Parece que a guerra dos sexos não só existe como atinge níveis que sua vã filosofia nem consegue supor. Uma pesquisa comandada por Dr. Genevieve Robert, psicólogo da Universidade de Montreal, no Canadá, explorou as facetas inconscientes de homens e mulheres. A pesquisa analisou quais eram os pesadelos mais frequentes dos voluntários e a resposta tem muito contraste. Os homens têm pesadelos bem diferentes dos que as mulheres têm.

Enquanto os sonhos ruins delas são relacionados a desastres em relacionamentos e perdas de amizade, os deles envolvem cenários sombrios de catástrofes e calamidades. Sigmund Freud, psicanalista apaixonado pelo mundo dos sonhos, dizia que tudo o que sonhamos é a expressão do lado inconsciente do nosso cérebro. E aí, considerando as descobertas da pesquisa e as definições de Freud, você acha que os resultados fazem sentido?

Comparando

Fonte da imagem: Reprodução/Ahaonline

Os pesadelos masculinos incluem também situações como terremotos ou, ainda, infestações de insetos. As mulheres não apresentam tantos pesadelos envolvendo dores físicas, mas conflitos sociais. Dr. Robert explicou que os sonhos femininos tendem a ter maior pressão emocional na rotina da mulher e que, em alguns casos, isso pode fazer justamente o que todos mais temem: transformar um pesadelo em realidade.

O motivo para isso é mais do que lógico, principalmente quando a pessoa acredita que seus sonhos são premonições, avisos ou sinais de que algo vai acontecer de verdade. Nesse caso, feliz é quem nem lembra o que sonha.

Método

Fonte da imagem: Reprodução/Planetivy

A pesquisa contou com 572 pessoas, todas comprometidas a manter uma espécie de diário dos sonhos, onde anotariam toda e qualquer lembrança que tivessem de sonhos bons ou ruins, mesmo que as informações parecessem confusas. Só para você ter ideia, ao final da “coleta”, os cientistas tinham mais de 10 mil relatos bizarros para analisar.

Entre os pesadelos comuns estão situações de assalto, perseguições, medo de fracassar e de vozes demoníacas. Não foram registrados relatos de sonhos com tristeza, culpa, confusão e enjoos. De acordo com o professor Antonio Zadra, outro responsável pelo estudo, conhecer os pesadelos de uma pessoa pode auxiliar em diversos tratamentos psicológicos, principalmente àqueles relacionados com pensamentos otimistas. E você, tem muitos pesadelos? Conte para a gente!

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: