Você achou o título desta matéria um pouco confuso, com panturrilha presa em braço durante cirurgia de amputação de perna? Pois esse estranho procedimento salvou a vida de um homem no Reino Unido, e provavelmente foi o primeiro desse tipo a ser realizado com sucesso por lá.

Segundo a BBC o paciente — chamado Ian McGregor — sofria com um tumor agressivo que havia se espalhado da pelve para a coxa, e há dez anos os médicos tentavam tratar o câncer. A última alternativa disponível para salvar a vida de McGregor era a amputação da perna afetada. No entanto, considerando a extensa área que teria que ser removida, os cirurgiões temiam que o “buraco” deixado seria grande demais para ser fechado.

Fonte da imagem: Reprodução/Sploid

A equipe médica chegou à conclusão de que a melhor saída seria aproveitar a pele e os músculos da panturrilha que seria perdida para tapar o corte deixado pela amputação. Assim, depois de remover a perna inteira do paciente até a altura do quadril, como os cirurgiões precisavam garantir que os tecidos permanecessem vivos durante o procedimento, eles, então, implantaram a panturrilha no braço de McGregor para manter o fluxo sanguíneo.

Fonte da imagem: Reprodução/BBC

A cirurgia foi realizada em agosto do ano passado e teve duração de 18 horas e, como você pode conferir na imagem acima — tirando o fato de que agora McGregor ganhou um pedacinho de pele no torso que requer depilação —, o procedimento foi um sucesso.