Testes humanos de animação suspensa devem começar em breve

26/05/2014 às 12:591 min de leitura

Muito comum em filmes de ficção científica, a tecnologia de animação suspensa consiste na desaceleração dos processos fisiológicos vitais por meios externos sem levar à morte. Isso poderia ser usado em viagens espaciais longas, já que possibilitaria o uso de tecnologias que prolongariam a vida humana. Agora, cientistas anunciaram estarem próximos dos primeiros testes de animação suspensa com pessoas.

Cientistas do UPMC Presbyterian Hospital, em Pittsburgh, revelaram que os primeiros testes de animação suspensa devem ser feitos em breve, com 10 pacientes com males que podem ser fatais caso sejam operados.

Um time de cirurgiões removerá o sangue dos pacientes, substituindo-o por uma solução salina especial que resfria o corpo, desacelerando as funções do organismo e retardando morte por perda de sangue.

Em entrevista à publicação New Scientist, o Dr. Samuel Tisherman disse que os cientistas não gostam de chamar o processo de “animação suspensa” pois isso se parece demais com ficção científica, preferindo chamar a operação de “preservação e reanimação de emergência”.

Testes com animais trouxeram bons resultados

Em 2000, cientistas conseguiram realizar o processo de “preservação e reanimação de emergência” em porcos, apresentando uma taxa de sucesso de 90%.

O procedimento é, no momento, útil apenas para pacientes com males severos e ferimentos em que a taxa de sobrevivência é de até 7%. Parte da verba do projeto vem do exército americano, que teve a ideia de financiar a tecnologia ainda na época da Guerra do Vietnã, em que cirurgiões notaram que a perda de sangue entre os 5 e 20 primeiros minutos após o ferimento causava a morte.

Mesmo com o avanço da tecnologia, ainda é um pouco cedo para pensar na sua aplicação em outros lugares, como as já citadas viagens espaciais. Atualmente, o procedimento é válido para prolongar a vida dos pacientes por, aproximadamente, quatro horas.

Via TecMundo

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: