O suco de laranja pode aumentar o risco de câncer? Estudo diz que sim

01/07/2015 às 12:332 min de leitura

O suco de laranja é uma das bebidas mais consumidas nos lares e bares brasileiros durante as manhãs — ao lado do café e do leite. A toranja (grapefruit) e a tangerina são outras frutas que costumam fazer parte do cardápio de muitas pessoas no mundo todo. Porém, se um estudo estiver correto, talvez seja a hora de mudar um pouco alguns hábitos.

Pesquisadores publicaram um artigo no Journal of Clinical Oncology indicando uma possível conexão entre o consumo de frutas cítricas e o tumor maligno melanoma, que aparece na pele.

Antes de jogar fora as laranjas e as tangerinas, entenda que o estudo não descobriu se os alimentos são os causadores do câncer de pele — e que ainda é necessário muito trabalho para confirmar a verdadeira conexão.

Um dos autores da pesquisa é o Dr. Abrar Qureshi, do Hospital de Rhode Island e da Escola de Medicina Warren Alpert da Universidade de Brown. "O melanoma cutâneo é uma forma de câncer de pele com alto risco de morte. Embora existam vários tratamentos avançados sobre o melanoma, a prevenção por meio do protetor solar e os check-ups ainda são recomendados", comentou Qureshi.

Metodologia

A pesquisa utilizou dados de mais de 63 mil mulheres e 41 mil homens, de 1980 até 2010. Os resultados foram colhidos a partir de amostras das dietas dos participantes — algumas perguntas tocavam na questão do consumo de laranjas e toranjas.

Após 30 anos acompanhando os homens e as mulheres, foram descobertos 1,8 mil casos de melanoma. Além disso, cada pessoa que consome frutas cítricas de duas até quatro vezes por semana tem um risco de câncer 10% maior — uma vez por dia, o risco cresce para 36%. Entre todas as frutas, a toranja foi a mais frequente entre as pessoas com melanoma.

"Nós não estamos recomendando que você mude o seu consumo desses alimentos, já que eles são importantes para a saúde. Porém, até entendermos melhor sobre isso, quem consome essas frutas regularmente precisa ter maior cuidado com a exposição ao sol", disse o doutor.

De acordo com a pesquisa, as laranjas e as toranjas possuem furocumarinas, um composto que pode tornar a pessoa que o consome mais sensível aos raios solares.

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: