Aprenda algumas dicas simples para fazer alguém maneirar no ronco

22/12/2017 às 04:002 min de leitura

É algo tão óbvio quanto o dia que todos temos que dormir diariamente, mas infelizmente para alguns indivíduos isso pode ser muito mais complicado do que para outros. Ainda mais quando precisam dormir do lado de uma pessoa que ronca tanto que parece mais que há um motor ligado em cima da cama.

Há quem brinque que esses dorminhocos barulhentos pareçam mais funcionários noturnos da prefeitura, que resolvem quebrar calçadas com uma britadeira no meio da noite, mas em muitos casos isso pode ser resolvido de uma maneira simples. Normalmente, quem ronca muito alto está dormindo de peito para cima e fazendo a úvula (a “campainha” no fundo da garganta) vibrar quando suga o ar pela boca.

A maneira mais fácil de resolver isso então seria a pessoa dormir de lado, certo? Sim e não. Muitas pessoas tendem a mudar de posição enquanto dormem, e por isso alguém pode dormir de lado e depois de algum tempo simplesmente virar de barriga para cima de forma completamente inconsciente. Para evitar que isso aconteça, trouxemos algumas dicas relativamente simples de serem executadas, mas que pode garantir preciosas horas de sono a quem dorme ao lado de um “roncador”.

Bolas de tênis

Para evitar que uma pessoa durma com o peito para cima, é necessário fazer com que ela se sinta desconfortável ao mudar para esta posição. Uma forma de se conseguir isso é costurar nas costas de uma camiseta uma espécie de bolso e enchê-lo com algum objeto que incomode a pessoa o suficiente para que ela mude de posição, mas sem machucá-la e que também não a desperte.

A sugestão dada pela Dra. Dianne Augelli, uma especialista em medicina do sono, são bolas de tênis. Elas têm um tamanho relativamente bom, não pesam muito, não são duras e nem macias demais e não vão ferir a pessoa quando esta virar sobre elas. Você pode tentar também com outros objetos semelhantes, desde que não machuquem ninguém. Com o tempo, o indivíduo acaba aprendendo a não virar mais de lado e a técnica se torna desnecessária.

Cintos incômodos

Se as bolas de tênis falharem, ou se o clima em que mora for quente demais para se dormir de camiseta, você pode tentar aplicar a mesma técnica através de um “cinto incômodo”. Basta que a pessoa durma com algo enrolado na altura do quadril ou do peito e que forme um volume na parte das costas. Pode ser uma tira de pano com uma almofada pequena dentro, por exemplo.

Novamente, o objeto que for colocado ali deve ser grande o bastante para que a pessoa não consiga deitar naquela posição sem se sentir desconfortável, mas aquilo obviamente não pode machucá-la também. Nada de usar peças de LEGO ou algo parecido.

Travesseiros ao lado do corpo

Outra ideia que basicamente segue o mesmo princípio das anteriores é utilizar alguns travesseiros na frente e atrás do corpo da pessoa que costuma roncar, para que evitem que ela consiga se virar para qualquer lado inconscientemente.

Grávidas normalmente têm problemas para dormir de barriga para cima, porque o bebê acaba comprimindo os seus órgãos nessa posição, e por isso costumam usar essa mesma técnica, que impede que elas rolem enquanto dormem. Em lojas de artigos especializados para gestantes, é provável que você encontre travesseiros pensados especialmente para essa finalidade.

Obviamente, existem outros motivos para as pessoas roncarem, como apneia do sono, desvio do septo e diversos outros problemas respiratórios que podem fazer com que alguém faça barulho mesmo dormindo de lado ou de barriga para baixo, por exemplo. Se nenhuma dessas técnicas ajudar o indivíduo a dormir mais silenciosamente, é recomendável procurar um especialista do sono para desvendar de que forma o problema pode ser resolvido mais facilmente.

*Publicado em 29/8/2015

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: