Será que você é? Entenda melhor a personalidade narcisista

22/01/2016 às 05:292 min de leitura

Estamos acostumados a pensar em narcisismo de uma forma mais simplificada: o narcisista seria, portanto, aquela pessoa que posta um número incompreensível de selfies todos os dias e quer toda a atenção para si mesma. Não que isso esteja errado – narcisistas realmente gostam de atenção –, mas o perfil de uma pessoa narcisista, de acordo com padrões psicológicos, é um pouco mais complexo do que isso.

O The Independent divulgou alguns traços comuns que podem esclarecer alguns aspectos a respeito desse tipo de personalidade. Narcisistas têm a constante impressão de que são pessoas que não são valorizadas o suficiente. Acreditam que os outros são idiotas e acabam encontrando nessa sensação de superioridade a justificativa para adotar um comportamento cruel, quando julgam necessário.

Em termos de traços de personalidade, os narcisistas se destacam mais pela falta de interesse pelas outras pessoas e pela incapacidade de sentir compaixão por elas. O psicólogo e escritor Joseph Burgo explica que podem se identificar como narcisistas aquelas pessoas que perdem interesse em conversas em grupo quando suas histórias deixam de ser o assunto ou que, ainda, sentem indiferença total quando outras pessoas falam de seus sentimentos.

Com relação à aparência, não são necessariamente preocupados em se encaixar em padrões sociais de beleza, mas sempre deixam a própria aparência em evidência. No que diz aspecto aos relacionamentos amorosos, narcisistas gostam de namorar pessoas que os coloquem sempre em evidência – geralmente, têm namoros curtos e considerados insatisfatórios para a pessoa com quem namoram.

Precisam de autoafirmação com frequência e, por isso, costumam estar rodeados de admiradores, de amigos que se dispõem a elogiá-los a todo o tempo – sempre tem quem aceite fazer isso.

De acordo com Burgo, pelo menos 5% das pessoas podem se encaixar nesse padrão de personalidade conhecida como “extremamente narcisista”, ainda que o “narcisismo de todo dia”, como o psicólogo chama, esteja crescendo cada vez mais – ou você nunca teve a experiência de conversar durante horas com uma pessoa que só sabe falar de si mesma e não se importa em perguntar qualquer coisa sobre você?

É preciso deixar claro que não há nada de errado em gostar de si mesmo ou de falar a respeito da própria vida. O problema é quando isso faz com que a pessoa perca totalmente o interesse em outros seres humanos, afinal não há como construir bons relacionamentos interpessoais sem que haja interesse de ambas as partes.

A boa notícia para os narcisistas de plantão é que é possível mudar isso e treinar para começar a ter interesse de verdade pelos sentimentos de outros indivíduos. Basicamente, o narcisista precisa se colocar no lugar da outra pessoa e começar a tentar desenvolver empatia, que é justamente esse exercício de imaginar como o outro está se sentindo.

Ainda que a maioria das pessoas consiga ter essa sensibilidade de se colocar no lugar do outro, para alguns a empatia é um exercício difícil e incômodo. O que importa aqui é continuar tentando, até que essa prática se torne espontânea e natural.

Você conhece uma pessoa verdadeiramente narcisista? Comente no Fórum do Mega Curioso

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: