Jovem é curado de epilepsia com ajuda de robô que mapeou seu cérebro

02/02/2016 às 09:442 min de leitura

Um jovem da cidade de Trequite, Cornwall, chamado Billy Whitaker, de 15 anos, finalmente pode comemorar uma vida normal. Após sete anos sofrendo com ataques diários de epilepsia e até mesmo uma cirurgia para remover partes de seu cérebro, a operação mais recente pela qual ele passou parece ter dado fim à sua doença de uma vez por todas.

O sucesso da última cirurgia não foi apenas um caso de sorte, no entanto, mas de um novo robô de dois milhões de dólares usado pelo Hospital Infantil de Bristol. A nova tecnologia, que foi usada pela primeira vez em Billy pelo hospital, consiste em um conjunto de eletrodos extremamente sensíveis que são instalados no interior do cérebro do jovem; para tal, o robô realiza uma série de incisões minúsculas, com perfurações de apenas 1 mm de espessura.

Graças a esses eletrodos, por sua vez, os médicos foram capazes de identificar o ponto exato onde a falha ocorria no cérebro do garoto. E mais do que isso: os eletrodos foram capazes de mapear detalhadamente cada parte do órgão de Billy, ajudando os médicos a criarem um caminho até o ponto a ser tratado.

“Nós podemos usar o robô para definir trajetórias extremamente seguras e de alta precisão através do tecido cerebral, para que possamos implantar uma série de eletrodos através de pequenos buracos no crânico, com pequenas incisões de perfuração, diretamente nas áreas que queremos”, explicou o neurocirurgião Michael Carter, ao elogiar o novo equipamento.

Semanas após a cirurgia, Billy já está à caminho de uma recuperação completa

Caso você esteja se perguntando o porquê da precisão ser algo tão importante, nós explicamos. O fato é que a epilepsia é causada por uma seção do cérebro defeituosa, e a única maneira de dar fim à doença de verdade é literalmente retirando essa parte com parte ruim. Pois é, acho que não preciso explicar por que não é uma boa ideia retirar partes demais de nosso cérebro.

De volta à vida normal

Dito isso, é importante notar que Billy já havia passado por um procedimento como esse anteriormente, tendo uma porção de seu lobo temporal direito removida. Embora tenha sido bem sucedida, a operação só parou a epilepsia temporariamente: um ano depois da cirurgia, Whitaker voltou a sofrer com a doença – e os medicamentos para controlá-la não faziam mais efeito, para piorar.

Felizmente, parece que esse não será o caso para a nova cirurgia. Não apenas a porção do cérebro retirada foi muito menor do que antes (apenas do tamanho da ponta de um dedo, segundo o site SNWS), como os médicos dessa vez esperam ter se livrado da doença de uma vez por todas. De fato, tudo parece indicar exatamente isso, já que o paciente não teve qualquer outro caso de epilepsia nas semanas desde a cirurgia.

Pode parecer um estrago grande, mas foi algo consideravelmente pequeno para uma cirurgia feita no cérebro de Billy

Quanto ao futuro de Billy, por fim, ainda há um longo caminho pela frente enquanto o jovem se recupera. Mas ele afirma estar ansioso para poder voltar a praticas atividades esportivas como futebol, rugby e golfe, das quais ele não podia participar devido à doença, bem como de poder tirar sua carteira de motorista – algo proibido para pessoas com epilepsia.

O que acha do uso da tecnologia voltada para a saúde e medicina? Comente no Fórum do TecMundo

Via TecMundo.

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: